Sem dúvida que hábitos tradicionais que tínhamos foram completamente alterados, novos horários foram criados, demos mais valor às nossas casas, adaptámo-nos a novas formas de nos relacionarmos e, mais que tudo, FOMOS CAPAZES! Sim, as pessoas têm um enorme poder de adaptação a novas realidades, a novas formas de agir, a novos desafios! E por que não aproveitar esta fase para criarmos novas estratégias de saúde pessoal, começando pela correcta hidratação?

Passávamos os dias a dizer que não tínhamos tempo; não era a altura certa; deixaríamos para mais tarde. Pois agora é o tempo! O tempo de trazer novas dinâmicas à nossa alimentação e, por que não, começar pelos hábitos de hidratação? Gerir e organizar os líquidos que bebemos, de forma a que este novo hábito, mais saudável, possa fazer parte das novas rotinas e dar início a mudanças mais profundas na nossa saúde e hábitos alimentares.

Dizem que o nosso corpo é constituído por mais de 50% de água. Pois então comecemos por esta parte, a mais importante para bons e novos hábitos a criar. A sugestão é começar logo de manhã e ingerir ao acordar um copo de água. Há quem prefira quente, como no Japão e China, há quem prefira fria ou à temperatura ambiente, há quem junte limão ou gengibre, outros um pau de canela ou folhas de hortelã, e a boa notícia é que qualquer que seja a sua escolha, a hidratação matinal é um excelente hábito a criar! Basta um copo! O importante é criar a rotina e deixar que este novo hábito nos inspire a começar o dia da melhor forma e nos permitir enraizar hábitos mais saudáveis. 

#PesoeMedida: mesmo em quarentena, quero emagrecer!
#PesoeMedida: mesmo em quarentena, quero emagrecer!
Ver artigo

Aconselhe-se depois com o seu nutricionista sobre o tipo de líquidos mais adequado ao seu corpo e à sua dinâmica diária. Há quem sugira chás, infusões, drenantes, águas aromatizadas ou água com um certo pH. Cada pessoa adaptar-se-á a um certo tipo de líquido, mas aqui a sugestão será mesmo variar. Variar até encontrar aquele líquido que permite que este novo hábito seja incluído na sua rotina diária. Do meu ponto de vista, esta será a sugestão mais importante. Beber cerca de 1 - 1.5 l de líquidos por dia. Esta quantidade não inclui os líquidos presentes nos diferentes alimentos, como frutas, hortícolas, sopas e tantos outros. Estes 1 - 1.5 l devem fazer parte da sua rotina e inclusive devem ser aumentados quando praticamos exercício.

Na minha prática clínica diária, onde sou especializado na perda de peso, recomendo a ingestão de líquidos fora das refeições principais, pois isso permitirá gerir melhor apetites ao longo do dia e mantermo-nos focados na hidratação. Faça-o em pequenos goles e espaçados ao longo do dia. A grande maioria das pessoas que vejo e ajudo apresentam alguns sintomas de retenção de líquidos. Por isso, sugiro alterarem a água simples com um bom drenante, que inclua potássio ou, na falta dele, utilizarem chá ou até mesmo água com limão. Para além de dar sabor, ajuda muitas das vezes a optimizar esta retenção de líquidos, especialmente nos dias quentes que se avizinham.

Por tudo isto, espero que possam aproveitar estes dias para criarem novas rotinas. Comecem hoje mesmo. Preparem uma infusão para a família, experimentem diferentes temperaturas, diferentes chás, diferentes quantidades de limão para juntar à água, verifiquem qual deles lhe dá mais prazer. E crie uma nova regra para um futuro mais saudável. A sua saúde agradece! Saiba tudo em nutricionista.com

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda