Como nutricionista, nunca defendi fundamentalismos e pontualmente vejo como possível avançar em pequenos desvios alimentares, que fazem também parte da nossa vida e apuram o nosso paladar. Hoje dedico este artigo à importância de retomar hábitos saudáveis mal chegue de férias e começar de imediato rotinas que o vão ajudar a iniciar a época pós-férias com energias redobradas e uma saúde exemplar.

#PesoeMedida: combinar alimentos para uma melhor saúde
#PesoeMedida: combinar alimentos para uma melhor saúde
Ver artigo

Os estudos dizem que começar um novo hábito demora 21 dias e, embora a maioria das pessoas não possa ter tantos dias de férias seguidos, se não ajustarmos as rotinas alimentares há o risco de que pequenos desvios alimentares típicos das férias se possam manter depois deste período e prolongar-se ao longo do ano. Temos assim que iniciar de imediato novas rotinas mal chegamos de férias.

Comece por organizar a sua despensa, limpando tudo o que esteja a mais e possa relembrar antigas rotinas alimentares menos saudáveis! Na primeira ida ao supermercado, ajuste a lista de compras para incluir mais frutas, águas, chás, iogurtes, carnes brancas, pescado fresco, ovos, arroz, hortícolas, ervas aromáticas e especiarias. Reserve tempo para organizar o seu frigorífico, colocando ao nível dos olhos os alimentos de consumo rápido e mais saudável.

Estes deverão ser os primeiros passos das suas novas rotinas, mas fundamental será sem dúvida criar o seu novo mindset, para que possa de facto cumprir os objectivos. Faça uma visita ao seu nutricionista para que possa encontrar um novo plano ajustado ao desafio. Faça refeições saudáveis, começando o dia com um pequeno-almoço onde não faltem as boas energias da fruta fresca, dos iogurtes e dos flocos de aveia, só para sugerir um bom ponto de partida.

Encontre também tempo para retomar, e eventualmente manter, as caminhadas que fez durante as férias! Faça 30 minutos diários e notará um enorme acréscimo de energia e libertação de endorfinas, as chamadas moléculas da felicidade. Este hábito regular será um bom aliado no seu novo estilo de vida. Seja de manhã, de tarde ou ao final do dia, o importante é que se torne um hábito regular. É muito mais interessante para a sua saúde fazer 30 minutos diários do que três horas uma vez por semana.

#PesoeMedida: o que se faz numa consulta de nutrição?
#PesoeMedida: o que se faz numa consulta de nutrição?
Ver artigo

É isto! Pequenos hábitos mais saudáveis, criados e mantidos de forma regular, com alimentos frescos e equilibrados. Um excelente ponto de partida para que este ano seja aquele em que retoma o controlo da sua healthy life! Procure incluir a família neste equilíbrio e, porque não, também os amigos e os colegas do trabalho. Sugiro até criar novas rotinas no local de trabalho para que o desafio em casa possa ser mantido mesmo quando está fora dela. São detalhes, mas verá que com a ajuda do seu nutricionista e das novas rotinas criadas, vai encontrar certamente a sua melhor versão.

Não é apenas emagrecer. É muito mais do que isso. É ganhar uma nova forma de se alimentar e, no processo, tornar-se mais saudável. As férias servem para isso. Recuperar energias, fazer alguns estragos... mas muitas vezes o bom das férias é voltarmos para colocar a nossa vida em ordem e criar um novo rumo, seja de vida, seja alimentar, seja de forma de encarar os desafios. Para que isso aconteça, há que dar o primeiro passo. Conto consigo! Que seja este o seu melhor regresso de férias de sempre!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que ele realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.