Sem dúvida que uma alimentação correta deve ser sempre a base de uma pele saudável, jovem e bonita. Ingerir líquidos, reforçar em alimentos ricos em vitamina C, ómega 3, alimentos proteicos e tantas outras afinações, são sem dúvida necessárias para que a nossa pele possa transparecer a saúde em que nos encontramos. Mas a tecnologia de hoje em dia veio, sem dúvida, dar uma ajuda.

Há diversos tratamentos para recuperar da flacidez cutânea, desde a radiofrequência, estimulação eletromagnética, lasers, HIFU e bio-estimuladores, e muitos outros tratamentos capazes de regenerar o colagénio e a elastina naturais da pele, e ativar de forma natural a sua firmeza.

De acordo com o nível de flacidez, idade e objectivos individuais, devem-se ajustar procedimentos, parâmetros e timings dos protocolos para que os resultados sejam os desejados e o mais duradouros possível. Sabemos também que, de forma geral, a combinação de diferentes estímulos irá potenciar os resultados e a sua durabilidade. Por isso, sugiro sempre que escolha um profissional de saúde que disponha das mais diversas tecnologias e experiência para, de forma profissional e segura, melhor poder aconselhar.

#PesoeMedida: alimentação e pele bonita
#PesoeMedida: alimentação e pele bonita
Ver artigo

Da minha experiência pessoal, as técnicas como a radiofrequência e a estimulação eletromagnética são excelentes para quem procura resultados muito naturais e em fases mais iniciais de todo o processo. Os bio-estimuladores são também muito usados em conjugação com a ingestão de suplementos proteicos e de colagénio, e permitem estabilizar a pele e prevenir o seu envelhecimento rápido e a rápida evolução da flacidez.

Mas as novas tendências são as tecnologias de lasers e HIFU, como o laser FOTONA e o ultraformer MPT, que atuam nas diferentes camadas da pele – epiderme, derme e hipoderme – de uma forma conjugada e muito eficaz. Nestes tratamentos, recomenda-se sempre a aplicação por profissionais de saúde experientes, pois os riscos de dano são maiores mas, se corretamente aconselhados e aplicados, os resultados são impressionantes.

Como nutricionista, quero deixar nota de que, qualquer que seja a sua escolha para prevenir ou corrigir a flacidez cutânea, deverá sempre ter em conta que a saúde vem de dentro para fora, pelo que uma correta alimentação, uma boa hidratação, sono retemperador e boas energias, são fundamentais para obter os melhores resultados. Se estiver a reequilibrar o seu peso, lembre-se também que, mais importante do que emagrecer rápido, será assegurar que emagrece de forma segura, consistente e duradoura, para que no final os resultados sejam os desejados e possam ser mantidos. Cuide de si, seja saudável.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que ele realmente gosta é de mudar as suas vidas.