Com a chegada do tempo mais frio, os agasalhos e as roupas mais quentes voltam a reconfortar e a dar calor aos nossos dias. Os frutos de outono, como as romãs, as castanhas, nozes, maçãs, peras, tangerinas e tantos outros, voltam a fazer parte das nossas rotinas.
Da hidratação com água simples, ou com limão, voltamos agora a dar novamente preferência a cevadas, chás e infusões mais quentes. De facto, as estações do ano, e bem, condicionam e ajudam a implementar a tão importante variedade alimentar. E, com ela, a reforçar o nosso sistema imunitário. Mas com as temperaturas mais frias, a nossa pele fica mais exposta aos agentes atmosféricos, como o frio, o vento e chuva. Como tal, devemos protegê-la melhor.
Começo por dar relevância à água e a níveis adequados da sua ingestão como primeiro passo para uma pele bonita. Escolha água simples, chás e infusões, e procure ir bebendo durante o dia em níveis nunca inferiores a 1 litro a litro e meio, dependendo do seu nível de atividade física, idade e restantes cuidados alimentares que tenha no seu dia-a-dia.
Para além da hidratação, a escolha de proteínas de boa qualidade vai ajudar muito na reposição dos tecidos, na sua sustentação e firmeza. As chamadas moléculas da juventude, de que tanto se fala, como o colagénio e a elastina, dependem em grande parte do correto aporte proteico e da escolha de proteínas de qualidade. Prefiro as presentes nos ovos e no atum, devido à presença também de muitas vitaminas e minerais que ajudam neste delicado equilíbrio. Claro que as presentes no frango, na sardinha (e também as presentes em proteínas de origem vegetal, como as lentilhas, a quinoa e tantas outras fontes de proteína), vão também ajudar e nunca podem ser negligenciadas. Lembre-se da regra de ouro da alimentação saudável: a variedade alimentar.
Quero também referir a importância dos ácidos gordos essenciais, capazes de estabilizar as membranas celulares e com isso dar mais elasticidade e luminosidade à pele. As nozes, castanhas do brasil e avelãs, são excelentes exemplos. Procure ingerir com moderação, mas faça com que estejam presentes no seu quotidiano alimentar.
Uma referência especial às frutas com vitamina C e outros antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Tangerinas, romãs e frutos vermelhos, são excelentes exemplos. Há também que referir inúmeras vitaminas, como a vitamina A, as vitaminas do complexo B, a vitamina D, a vitamina E, todas elas fundamentais para a estabilidade das membranas e inúmeras funções de regeneração dos tecidos, além de tantos outros minerais, como o cálcio, por exemplo, tão importante para a firmeza da pele. Daí que qualquer suplemento de que ouça falar, específico para a pele, pode ser eventualmente uma ajuda, mas nunca poderá ser a base para uma pele bonita e uma óptima saúde. O ponto de partida será sempre assegurar que a sua base alimentar cumpre a função de nutrir as células do seu corpo e assegurar o seu melhor funcionamento, evitando doenças e infecções.
Dê ao seu corpo o que quer que ele transmita. Alimentos bons, genuínos, biológicos e saudáveis. Ajuste as suas rotinas alimentares para que cada dia contribua para esta evolução. Minimize alimentos processados, salgados, doces, refrigerantes, álcool, e guarde-os para ocasiões pontuais. As suas rotinas de auto-cuidado da pele devem começar na sua alimentação. De que serve o melhor dos cremes numa pele que não está bonita? Lembre-se também: para uma pele bonita, todos os fatores contam, mesmo o nosso estado de espírito, que também transparece em cada instante ;)
Uma atitude positiva, pró-activa e inspiradora, para que a sua saúde venha de dentro para fora, através da escolha de alimentos bons, combinados com uma actividade física ligeira e moderada, são os melhores ingredientes para que qualquer creme possa acrescentar o toque final e ter a pele bonita que deseja e merece! Cuidar de si começa por cuidar da sua alimentação!
Comentários