Como surgiu o seu interesse pelo bem-estar e os cuidados com a alimentação?

A nutrição foi a minha segunda faculdade: a primeira foi Ciências Biológicas. Na altura a morar no Rio de Janeiro, e com os meus dois filhos ainda pequenos, preocupava-me muito a questão da alimentação. Na minha rua havia um restaurante e uma loja de comida natural. Passava a vida a ir lá, comprava e pesquisava novos alimentos para mim e para a minha família.

Até que um dia, nessa mesma loja, encontrei um jornal com uma entrevista do Dr. Helion Póvoa, importantíssimo médico ortomolecular do Brasil: ele falava dos nutrientes que alimentam as nossas células e da importância de uma nutrição equilibrada, e em alguns casos da suplementação com esses nutrientes, para assim preservar e renovar as nossas células e manter a vida. Apaixonei-me ainda mais pela nutrição. Comecei a ler muitos livros sobre o tema e resolvi entrar na faculdade de nutrição. Mais tarde, conheci pessoalmente o Dr. Helion Póvoa, que passou a ser o meu maior mentor.

Quais os principais perigos de uma dieta desequilibrada desde jovem?

A nutrição é fundamental para a formação de um ser humano saudável. Se no início do seu desenvolvimento a criança não tem os nutrientes necessários, o desenvolvimento físico e intelectual fica comprometido, ou seja, fica deficiente.

Quais os perigos da teimosa barriguinha? O que esconde?

A barriga teimosa, seja ela com gordura subcutânea ou, pior ainda, com gordura visceral, é um perigo para a saúde. Normalmente, revela maus hábitos alimentares e sinaliza ou esconde doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, cancro, entre outras.

#BoaForma: é possível transformar massa gorda em massa muscular?
#BoaForma: é possível transformar massa gorda em massa muscular?
Ver artigo
Ainda se confunde muito a gordura visceral e a gordura abdominal? Quais as diferenças?

A gordura abdominal é a gordura que fica, como o nome já indica, no abdómen. Existe a gordura subcutânea (aquela que o cirurgião plástico pode tirar, que fica fora do músculo abdominal ) e a gordura visceral (aquela que fica dentro do músculo, ou seja, dentro da barriga, envolvendo os órgãos, as vísceras, como o fígado, coração, rins e todos os outros.

Qual a mais perigosa?

A gordura visceral é mais perigosa porque já é considerada um órgão endócrino, por produzir hormonas. Já foram catalogadas cerca de 35 hormonas diferentes, são as adipocitocinas, citocinas produzidas pelos adipócitos. E são todas hormonas pro-inflamatórias, que estão na origem de doenças como as cardiovasculares, diabetes, cancro, Alzheimer, entre outras.

Como prevenir e combater a gordura visceral? E a abdominal?

Evitando ingerir alimentos com hidratos de carbono de baixo índice glicémico — caso do açúcar, doces, arroz branco, pão branco, farinha branca, tapioca... Mantendo uma alimentação o mais natural possível (menos alimentos industrializados, mais alimentos biológicos); bebendo mais água e ,no caso de bebidas alcoólicas, só com muita moderação; praticando exercício físico.

Os suplementos adelgaçantes que vai querer experimentar antes do Verão
Os suplementos adelgaçantes que vai querer experimentar antes do Verão
Ver artigo
Quem é magro não tem gordura visceral? Mito ou verdade?

Mesmo o magro pode ter gordura visceral, por via de uma alimentação desequilibrada, com ingestão excessiva de hidratos de carbono simples e falta de exercícios físicos.

Três conselhos simples para darmos aos nossos filhos.

Evitar o açúcar ao máximo, não ingerir alimentos que tenham gordura hidrogenada (biscoitos com recheios, margarinas, sorvetes...), e para isso sugiro sempre verificar o que está escrito na embalagem, além de evitar refrigerantes e sumos de pacote.

Sobre Amélia Duarte

Nutricionista e mãe de dois filhos (um médico e outro nutricionista), Amélia é licenciada há 27 anos em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (Brasil), com pós-graduação em Nutrição Clínica pela mesma universidade — com equivalência de diploma pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Iniciou a sua actividade profissional nesta área, primeiro num hospital e, mais tarde, em clínica própria, a Clínica de Nutrição Avançada. Aqui, Amélia Duarte viu muitos pacientes que procuravam, acima de tudo, orientação no que toca à sua dieta, pessoas que procuravam reeducar-se do ponto de vista alimentar, além de outros, que ajudou durante o tratamento de diversas patologias (cancro, diabetes, doenças cardiovasculares, lúpus, insuficiências renais, Alzheimer, anorexia, entre outras).
Há dois anos a morar em Lisboa, casada com um português, pela segunda vez, Amélia tem hoje a nacionalidade portuguesa e a sua clínica, no Parque das Nações. É aqui que prossegue o seu trabalho, que ela faz questão de alertar não se restringir ao emagrecimento: “Nutricionista não ajuda apenas a emagrecer”.

Contactos:
Instagram: ameliaduarte57
Consultório: Rua das Bússolas, n. 4 r/c, Parque das Nações, Lisboa.
Telefone: +351 211 516 925  +351 939 215 362
Telefone Brasil: +55 71 3351 2414
Website: ameliaduarte.pt