Comecei este texto com o calendário na cabeça. Não literalmente, ok? Queria conseguir nomear o dia em que a lua começou a fazer parte da minha “família” mais chegada. Acho que todo o processo de autoconhecimento nos leva invariavelmente aos temas espirituais onde cabem, por exemplo, a astrologia e a cristaloterapia. Naquele tempo (continuo sem me recordar da data), o despertar para estes temas fez-me abrir um novo capítulo: o do auto-cuidado.
Apoiada por quem sabe e pelo que fui descobrindo pelo caminho, fui começando a celebrar as fases da lua e a sua diferente energia, em harmonia com a minha biologia e intenção. Aquela história “deve ser da lua 'bla bla bla'” está longe de ser mito urbano. Provas? Não é preciso ir muito longe, basta olharmos para a natureza. Se a lua afecta rios e oceanos com a sua gravitação, como é que não interfere com o ser humano, visto que somos compostos por 50-65% desta? Curiosidade.

#AoNatural: as 4 fases da Lua e a sua influência na nossa Beleza
Full & Waxing Mini Moon Kit, jsouthernstudio.com

Olhando para outras áreas: a agricultura. Esta última sempre se baseou na lunação, de forma a saber qual a melhor altura para plantação e colheitas. Existem até marcas de cosmética natural, que apenas utilizam ingredientes provindos de culturas que respeitam o ritmo planetário, do cosmos e da atmosfera. Sabendo que, desta forma, terão acesso a plantas de qualidade e integridade absoluta. Se levarmos isto à letra, a um nível mais místico (como eu fiz), podemos sincronizar a nossa rotina com as fases da lua, de forma a alcançarmos um maior alinhamento físico e, portanto, de cuidado e beleza.
Os 4 estados da lua servem diferentes propósitos:  A lua nova representa o começo e é momento ideal para introduzir algo novo na nossa rotina diária, um produto ou até um ritual. A fase seguinte, quarto crescente, representa a altura em que os nutrientes são melhor assimilados, assim, ideal para fazer uma máscara de rosto hidratante ou um tratamento intensivo ao cabelo - falando em cabelo, cortado nesta fase ele irá crescer mais forte e saudável.

#AoNatural: um café com cogumelos, por favor!
#AoNatural: um café com cogumelos, por favor!
Ver artigo

Por outro lado, a lua minguante é a fase certa para fazer detox, dando prioridade às esfoliações de pele. A lua cheia é a fase mais intensa do ciclo lunar (e a minha favorita), onde devemos apostar em banhos longos, com óleos essenciais, sal, cristais, pétalas e velas. Devemos abrandar o ritmo e estar mais recolhidos. É também a altura certa para marcar uma massagem, caminhar pela Natureza, de forma a sentirmo-nos mais enraizados, centrados e em equilíbrio. Mais ou menos crentes, devemos ver a lua como um despertador. Aquela luzinha lá no alto, que nos convida a olhar para dentro e a cuidarmos de nós e do nosso templo.

Ana Krausz é uma apaixonada por pessoas e projectos, pelo novo. Às experiências em Turismo, aviação e assessoria de Imprensa, une compromisso com a forma física, o bem-estar, o desporto e a beleza. O universo orgânico, holístico, a sustentabilidade e o slow living conquistaram a sua atenção, fazendo nascer uma nova forma de ver e desfrutar a vida. Para seguir aqui, e no blogue que assina, Krausz.pt

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.