É chegada a hora de planear: tirar da gaveta velhos sonhos, gerar expectativas em nós mesmos e traçar metas – um carro novo, a compra de um imóvel, mudar de emprego, fazer aquela viagem dos sonhos. Numa sociedade de consumo, nada mais normal do que querer bens, aumentar património. Mas já parou para pensar sobre qual é o seu património mais valioso?
Antes de querer bens, é preciso estar bem.
A primeira etapa para realizar um sonho é visualizá-lo, acreditar que é possível, e até aí tudo bem. Mas entre a visualização e a realização, por regra, temos muito trabalho pela frente, e para isto é preciso sentir-se bem.
O investimento número um deve ser na nossa saúde e auto-estima. É imperativo o cuidado com a saúde mental, com a saúde física e com a Beleza. Reconhecer-se como o seu património mais valioso é fundamental para tomar melhores decisões.
Deixo algumas dicas para investir no seu património mais valioso:
1 - MERECIMENTO E AUTOCONHECIMENTO
Um dos obstáculos mais comuns que nos afastam da concretização dos nossos sonhos é a perceção da falta de merecimento. Por vezes, idealizamos algo, mas não nos sentimos merecedores de o conquistar. Quando isso acontece, tornamo-nos os nossos maiores sabotadores.
O autoconhecimento ajuda a perceber que o seu maior oponente não são os outros. Ele mora dentro de si.
2 - ROTINA DIÁRIA DE CUIDADOS
Alguns minutos diários de dedicação ao seu património (leia-se: a si próprio) já serão suficientes e trarão benefícios. Faça skincare num dia; noutro, uma esfoliação ou envolvimento. Existem benefícios extraordinários que o uso de ingredientes simples como a argila, o café moído e o sal grosso podem trazer. Também é fundamental cuidar da saúde física, com exercício e visitas ao médico.
3 - EVITE O CONTACTO COM PESSOAS OU LUGARES TÓXICOS
Nos momentos de rever prioridades e planear, devemos realizar uma análise dos ambientes e das relações com as quais conectamos. Comumente somos "obrigados" a conviver com pessoas e em ambientes tóxicos que drenam a energia e desencorajam, levando-nos a não tomar as melhores decisões. Se vive este dilema, é importante refletir se está obrigado a conviver com esta situação ou se esta é uma mera questão de escolha, para evitar atritos ou por conveniência.
4 - SEJA AUDACIOSO NAS METAS DE LONGO PRAZO E REALISTA NAS DE CURTO PRAZO
A vida não precisa de ser cansativa, e querer que ela seja diferente do que ela é, cansa. Não estou a falar de conformismo, mas sim de perceber que grandes feitos dependem de pequenas ações diárias. Se possui sonhos ambiciosos a longo prazo, fraccione a sua meta principal em secundárias. São as metas menores que conduzem aos grandes feitos, e perceber essa dinâmica faz toda a diferença na hora de gerir as expectativas e ações. Seja realista a traçar metas que sejam concretas e alcançáveis.
5 - NUNCA DESISTA DE SI
Se planeou algo e não resultou, estão dentro de si os meios necessários para concretizar o seu sonho.
Comentários