Já vos contei que a minha costela de italiana é bem presente e que me deixa muito orgulhosa. Por isso, da minha parte podem esperar por inspirações frequentes desta cozinha maravilhosa. Mas como eu gosto de estar em sintonia com o meu corpo e não deixar a gula levar a melhor, neste meu percurso da alimentação saudável estou sempre a tentar evoluir, para conseguir aliar o prazer ao bem-estar. Cada vez mais procuro reduzir os alimentos refinados e ultra-processados, encontrando o doce nas frutas (secas e frescas), que trazem consigo a tão importante fibra!

#MariaAoNatural: tarte saudável de caramelo salgado e chocolate
#MariaAoNatural: tarte saudável de caramelo salgado e chocolate
Ver artigo

E se eu vos dissesse que podemos ter esta deliciosa sobremesa PANNA COTTA numa versão vegetal e sem açúcar? Yeesss, nao só é verdade, como demora apenas 10 minutos a preparar, e com três ingredientes apenas.

A base da receita tem dois ingredientes de que já vos falei anteriormente: o versátil leite de côco e os caramelos da natureza: as tâmaras. Posso dizer que são dois ingredientes-chave na alimentação vegetal e, embora não essenciais, fazem maravilhas para tornar os nossos pratos mais deliciosos (então em sobremesas, é uma imensidade de opções), desde gelados a tartes, cheesecakes, mousses, bombons, a lista é infindável e a nossa imaginação também.

Bem, mas vamos aos juicy details, porque nós estamos aqui para a receita… e para impressionar o namorado no próximo jantar romântico.

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 1 lata de leite de côco 400 ml (com pelo menos 70% de creme)
  • 1 colher de sobremesa de agar- agar
  • 10 tâmaras medjool
  • toppings: 10 figos + 5 maracujás

Mas, espera… só isto? Siiiiim (saltos de alegria).

Como preparar?

  • Coloco os três ingredientes na liquidificadora até obter um creme homogéneo e verto numa panela pequena.
  • Deixo em lume brando por 10 min (ou até começar a ferver), mexendo sempre.
  • Coloco nas formas (podem usar o que tiverem, não é preciso ser fancy: copos ou uns frascos pequenos servem perfeitamente).
  • Levo ao frigorifico (3 horas) e desenformo com a ajuda de água quente.
  • Agora retiro a polpa dos figos (deixem alguns inteiros para acompanhar) e dos maracujás, misturo com uma colher e disponho por cima no momento de servir.

Caso não morras de amor por côco (I totally get it), embora o sabor seja subtil, podes substituir por creme de aveia (recomendo o da Oatly, que é super cremoso). E na fruta, podes ir variando: frutos vermelhos, manga… mas pleaaase experimentem a combinação figo/maracujá, à partida é improvável mas vai fazer-vos sorrir quando meterem a colher à boca.

Simples assim, saudável e com muito amor.

Ansiosa por ver as vossas panna cottas e todas as outras receitas da rubrica #mariaaonatural

Aprendeu desde pequena a ter cuidados com o corpo, através da alimentação e do exercício físico - reflexos de toda uma vida como bailarina. No último ano, Maria de Melo Falcão partilha estas paixões nas redes sociais e, com grande receptividade, vem desenvolvendo receitas e treinos. Para vivermos com mais energia, indo de encontro ao que o corpo nos pede.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda