#MariaAoNatural: tarte saudável de caramelo salgado e chocolate

Ok, vamos tirar um minuto para assimilar este título. Sim, é isso mesmo. Uma tarde de Caramelo Salgado e Chocolate sem açúcares refinados e cheia de fibra! Ainda assim há que ter cautela: ser mais saudável não significa comê-la toda sozinhas! Ela merece ser partilhada e não me lembro de nada da melhor para fazer um brilharete no próximo piquenique com amigos!
#MariaAoNatural: tarte saudável de caramelo salgado e chocolate

Então se a natureza nos deu um caramelo natural, é óbvio que eu o vou usaaaar até ao fim dos meus dias... A TÂMARA, sim, se já acompanham as minhas receitas há algum tempo, já perceberam que eu sou a fã número 1 desta fruta. Principalmente depois de ter vivido meio ano em Israel, o paraíso das tâmaras (de onde provêm praticamente todas as que compramos por cá). E não, não são ao peso do ouro, antes pelo contrário, são super acessíveis, há cerca de 200 diferentes e são todas deliciosas! Eu posso garantir-vos que, em toda a minha estadia, nunca comprei açúcar (ou açúcar de côco, agave,...), estas pequenas maravilhas eram a minha sobremesa e os meus snacks de energia para aguentar 8h por dia, a dançar!

Como a consumimos seca, tem uma maior concentração de açúcar (daí parecer caramelo) e, por isso, devemos na mesma consumir com moderação. Mas são a minha escolha ideal no que toca a adoçar receitas, pois contêm também muita fibra e por isso têm um baixo índice glicémico. Algumas das vitaminas que nelas podemos encontrar são a C e D, que nos ajudam a ter uma pele mais bonita e suave (afinal de contas tudo que comemos reflete-se no nosso aspecto).

Ingredientes:

  • 2 chávenas de flocos de aveia
  • 2 colh. amêndoas
  • 4 colh. sopa óleo de côco
  • 1 1/2 chávena de tâmaras medjool
  • 1 chávena de água
  • 1/2 chávena de bebida vegetal
  • 1 colh. chá de sal marinho
  • 1 colh. extrato de baunilha ou 1/2 vagem de baunilha
  • 200gr chocolate negro
#MariaAoNatural: tarte saudável de caramelo salgado e chocolate

#MariaAoNatural: almôndegas de beterraba, o snack perfeito deste verão
#MariaAoNatural: almôndegas de beterraba, o snack perfeito deste verão
Ver artigo

Preparação

O primeiro passo é preparar a base. No processador de alimentos colocamos os flocos de aveia e as amêndoas. Trituramos. E adicionamos 1/2 chávena de tâmaras e o óleo de côco (azeite é a minha gordura de eleição mas aqui o sabor não funciona). Trituramos tudo novamente. Numa forma de tarte colocamos papel vegetal, e com as mãos espalhar a pasta até cobrir por completo a forma. Levar ao forno por 10 min a 180º (não é obrigatório, podem como alternativa levar ao frigorífico, mas é menos crocante).
Para o caramelo, colocamos 1 chávena de tâmaras no processador de alimentos, com água quente. Deixamos por 10 minutos. Acrescentar a bebida vegetal, o sal e a baunilha e trituramos tudo. Vai resultar numa pasta cremosa e este é o nosso caramelo. Vertemos sobre a base e levamos ao congelador por 1h.
Em lume mínimo ou em banho maria, derretemos o chocolate. E com uma colher mexer bem e deixar escorrer sobre a tarte, até ficar completamente coberta. Está pronta a servir ou podemos reservar no frigorífico (o chocolate vai voltar a solidificar, mas eu até gosto mais assim).

Sem muitos ingredientes, uma sobremesa de babar e que vai dar a conhecer a todos a maravilha de uma alimentação sã, de origem vegetal e sem processados! Espero deixar-vos apaixonadas por esta alternativa mais saudável e que ainda por cima nos faz tão felizes!

Resultado final: não é de babar?

#MariaAoNatural: tarte saudável de caramelo salgado e chocolate

Agora espero ver as vossas tartes no Instagram, identificando a @mirandabysapo e @mariamelofalcao, porque esta não é daquelas que merece ficar no monte "para fazer mais tarde".

Aprendeu desde pequena a ter cuidados com o corpo, através da alimentação e do exercício físico - reflexos de toda uma vida como bailarina. No último ano, Maria de Melo Falcão partilha estas paixões nas redes sociais e, com grande receptividade, vem desenvolvendo receitas e treinos. Para vivermos com mais energia, indo de encontro ao que o corpo nos pede.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.