A alimentação plant-based veio para ficar, e quantas vezes, quando não sabemos o que fazer com os vegetais, por exemplo a beterraba (que é tão mal amada pelo seu sabor térreo), que acabam todos na sopa? Óptima opção! Mas os vegetais, as leguminosas, as sementes, podem todos ser a estrela do prato e incrivelmente deliciosos.

#MariaAoNatural: gelado com vibe tropicaliente
#MariaAoNatural: gelado com vibe tropicaliente
Ver artigo

Estas "almôndegas" de beterraba são muito versáteis, e podem ser congeladas, para termos sempre a poucos minutos uma refeição saudável e nutritiva. Eu que adoro experimentar novos sabores em novos lugares, deparo-me frequentemente com hamburgueres/almôndegas/croquetes secos e sem sabor, daí a courgette ser o ingrediente primordial, pois tem muita água por isso vai manter a textura juicy que queremos.
No feijão vermelho encontramos a nossa proteína, assim como no trigo serraceno, na aveia e na quinoa. Como contêm também hidratos de carbono, são óptimos para conjugar com uma salada nos dias quentes de verão.
A beterraba para além do rosa lindo que traz a este prato, bem "instagramable", tem também inúmeros benefícios. A destacar o ferro, que ajuda na oxigenação do sangue, conferindo assim um tom mais bonito à pele. Assim como ajuda na retenção de líquidos, no trânsito intestinal e na inflamação.

Se não forem estes os ingredientes que têm à mão, deixo aqui a base para fazer resultar quaisquer outras almôndegas vegetais:

1 Cereal (arroz, millet, couscous,), 1 Leguminosa (grâo de bico, feijão preto, lentilhas), 1 vegetal (beringela, cogumelos, brócolos), 1 farinha (se for necessário aglutinar tudo) e depois tudo o que possa trazer mais sabor: azeitonas, mostarda, tomate seco, oregãos... Há todo um mundo de possibilidades, e pode ser uma excelente forma de incorporar alimentos que não usam tanto ou frescos que estão quase a estragar-se no frigorífico!

Agora que já vos convenci (I hope), vamos às quantidades dos ingredientes e aos condimentos:

  • 2 chávenas de courgette ralada
  • 1 1/2 chavenas de feijão vermelho cozido
  • 1/2 chávena de farinha de trigo serraceno
  • 1/2 chávena de flocos de aveia
  • 1/2 chávena quinoa cozida
  • 1/2 beterraba cozida
  • 1 colh. sopa de linhaça
  •  paprika, alho em pó, cebola em pó, pimenta preta, sal
#MariaAoNatural: almôndegas de beterraba, o snack perfeito deste verão

E agora, como preparar?

Simples. Com as mãos amassar para desfazer os grãos do feijão e envolver bem até ficar uma pasta homogénea. Formar bolinhas (rende 12) e colocar numa folha de papel vegetal (reutilizável, de preferência) no tabuleiro do forno. Cozer a 180º entre 20 a 25 minutos.

Se quiserem congelar, saltem o passo do forno, e apenas fazem esse processo quando as forem consumir. Podem aproveitar os ingredientes que usaram para acompanhar (como eu fiz), ou fazer um molho de tomate e manjericão para puxar mais ao lado italiano... A receita demora literalmente 5 min a preparar (mais o tempo que vai ao forno), por isso não há desculpas para nãos nos mantermos saudáveis neste verão! A praia espera pelas vossas almôndegas de beterraba e eu também!

O resultado final, ta-daaa:

#MariaAoNatural: almôndegas de beterraba, o snack perfeito deste verão
Aprendeu desde pequena a ter cuidados com o corpo, através da alimentação e do exercício físico - reflexos de toda uma vida como bailarina. No último ano, Maria de Melo Falcão partilha estas paixões nas redes sociais e, com grande receptividade, vem desenvolvendo receitas e treinos. Para vivermos com mais energia, indo de encontro ao que o corpo nos pede.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda