Quantas vezes acordamos cheios de motivação, até fazemos um bom dia alimentar ou iniciamos práticas de exercício, para logo de seguida, por esta ou aquela razão, não se tornarem rotinas? O desafio do texto de hoje será ajudar a criar rotinas que se tornem duradouras e se tornem em verdadeiras mudanças de hábitos.

#PesoeMedida: o que se faz numa consulta de nutrição?
#PesoeMedida: o que se faz numa consulta de nutrição?
Ver artigo

Quando nas consultas indico que não falo de dieta mas de plano alimentar, é para tornar consciência que as pequenas mudanças de rotinas e hábitos que pretendemos criar têm uma estratégia para que no futuro se possam tornar nas suas novas rotinas. São pequenos passos, é certo, mas tão mais consistentes que aquela dieta da moda que todos os anos adoptamos na busca de resultados que nunca surgem, e quando acontecem não se tornam duradouros. É um plano que visa criar hábitos, e é tão importante sensibilizar as pessoas para esta importância das rotinas, que muitas vezes continuo a explicar a dinâmica de qualquer criação de rotinas/hábitos. Hoje quero partilhar convosco uma parte desta dinâmica.

Comecemos pelas razões. Qualquer rotina ou hábito que queiramos criar tem de seguir uma linha de orientação e devemos ter uma razão clara de porque é que a queremos implementar. Das razões individuais que cada qual possa ter, uma rotina só faz sentido ser criada se for para:

  • Sermos mais saudáveis.
  • Sermos melhores pessoas.
  • Melhorar o nosso “mindset”.

De facto, andar com uma garrafa de água/chá para nos obrigar a beber mais líquidos, porque não os bebemos no dia-a-dia, é uma rotina que nos pode ajudar a ser mais saudáveis e, como tal, devemos adoptá-la. Começar a deixar o carro mais longe, para nos obrigar a andar um pouco mais a pé e com isso reforçar o exercício para sermos mais saudáveis, pode fazer sentido e, como tal, é outra rotina que devemos adoptar.

Outra rotina que pode fazer sentido é começarmos a cumprimentar/falar de forma genuína com as pessoas que nos dizem mais e com isso sermos melhores pessoas. Telefonar ou estar presente sempre que alguém próximo de nós faz anos é também uma rotina que nos ajudará a sermos melhores pessoas.

Ler livros sobre um tema que nos inspire, viajar a destinos que queremos explorar, visitar museus que estimulem a nossa criatividade — e, com isso, o nosso “mindset” — são também rotinas que devemos procurar fortalecer.

Ou seja, qualquer rotina que nos faça ser mais saudável, ser melhor pessoa, ou melhorar o nosso “mindset”, é uma rotina que devemos implementar e acrescentar!

#PesoeMedida: é possível emagrecer de forma rápida e saudável?
#PesoeMedida: é possível emagrecer de forma rápida e saudável?
Ver artigo

Mas, por vezes, tenho alguns clientes que me dizem em consulta que têm a rotina diária de comer um chocolate à sobremesa. Vamos ver se esta será uma rotina ou hábito a implementar e incentivar. Chocolate à sobremesa de forma regular e diária ajudará a que sejamos mais saudáveis? A sermos melhores pessoas? A melhorar o nosso “mindset”? Se a resposta não for totalmente clara em nenhum dos pontos, sugiro que esta rotina seja abandonada e substituída por outra. Não quer dizer que, se nos apetecer um dia, não possamos e devamos fazer; no dia seguinte poderemos igualmente repetir o chocolate, se tivermos vontade disso e as condições o justificarem; mas ao terceiro dia não devemos! Se o fizermos, estamos a criar rotinas que a médio prazo não nos ajudarão nos nossos objectivos de sermos mais saudáveis, melhores pessoas e com um melhor “mindset”.

Este tipo de pensamento recomendo que seja aplicado no seu dia-a-dia em situações diversas e não apenas as alimentares. Mas, mais que tudo, seja feliz com as suas escolhas, as suas rotinas e os seus hábitos, pois são eles que nos identificam como pessoas. Votos de um dia super-saudável e aproveite para criar uma rotina de ler a Miranda sobre este e outros temas de forma regular, para ajudar a evoluir o seu “mindset”. Até breve.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que ele realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.