Este grão, riquíssimo em ferro, proteína de excelente qualidade e isento de glúten é um excelente alimento que complementa sempre uma boa refeição saudável. Até na NASA as suas qualidades nutritivas, facilidade de digestão e durabilidade são reconhecidas e por isso disponibilizadas aos astronautas na sua alimentação. Um recente estudo de revisão publicado em 2017 concluiu que a quinoa apresenta macro e micro-nutrientes em quantidade e diversidade capazes de exercer positivamente uma influência nos níveis de inflamação e perfil antioxidante, baixando os riscos de doenças como alguns tipos de cancro, diabetes e obesidade. Um factor de relevo ao nível da constituição da quinoa reside no número de aminoácidos disponíveis fazendo dela uma excelente e completa fonte de proteína vegetal.
Outro factor relevante é a quantidade de potássio que fornece sendo, por isso, também muito interessante para quem pratica exercício de forma pontual ou mesmo regular.  O teor em ácidos gordos essenciais Ómega 3 e Ómega 6 é também relevante sendo por isso indicado para a correcta saúde celular e cardiovascular. Há que salientar também o teor em ferro o que, para quem é vegetariano, pode ser uma excelente alternativa.

Tem cerca de 3 x mais ferro do que o feijão

Mas a grande mais valia é, sem dúvida, a riqueza e complementaridade dos aminoácidos existentes tornando-a das melhores e mais completas proteínas de origem vegetal. Gosto também de destacar que os hidratos existentes são de muito baixo índice glicémico sendo, por isso, a quinoa adequada a diabéticos e a quem busca um estilo de vida saudável.

Este é um alimento a incluir na nossa alimentação de forma persistente podendo ser usada por toda a família

Experimente combinar com outros alimentos de origem vegetal como: cogumelos, rebentos de soja, feijão frade e tantos outros. Estimule o paladar ao juntar especiarias e ervas aromáticas e faça refeições super completas e saudáveis para qualquer época do ano e companhia.

Algumas dicas para preparar quinoa:

  1. Lavar bem antes de usar. Este procedimento elimina os resíduos do revestimento da semente tornando-a mais saborosa.
  2. Não cozinhe demais e ajuste a quantidade de água. A quantidade certa será 1 porção de quinoa para 2 de água.
  3. Depois de cozinhar, elimine o excesso de água. Este cuidado vai tornar a textura da quinoa mais interessante.
  4. Deixar repousar por cerca de 15 minutos, tal ajuda a que a quinoa fique mais leve e macia.
#PesoeMedida: adoro doces e agora?
#PesoeMedida: adoro doces e agora?
Ver artigo

Use a imaginação e combine a quinoa com saladas e legumes variados. É um excelente alimento para quem gosta ou tem de optar por fazer refeições ligeiras e rápidas, para além de ser uma excelente opção em termos nutricionais. Experimente e partilhe com quem mais gosta. A sua saúde agradece.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.