Nestes dias tive uma cliente que me disse que gosta de ganhar em tudo… Menos nos quilos. De facto, tendo a maioria da população portuguesa alguns quilos a mais, é natural que vindo a época do bom tempo e calor estas preocupações aumentem e se procure normalizar o nosso peso e com isso alcançar um corpo mais delineado e saudável. Perder peso é muito mais que uma questão de estética e está sem dúvida relacionado com o nosso bem estar e equilíbrio de saúde, na medida em que um peso ideal contribui, em muito, na diminuição do risco de muitas doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e tantas outras.

Mas não é fácil! E mais que perder muitas vezes o difícil é também manter os resultados alcançados. Estima-se que apenas 5% das pessoas consigam manter o peso a médio prazo (mais de 1 ano), após uma perda de mais de 10% do seu peso inicial. Assim importa iniciar este processo de forma consistente, duradoura e, acrescento eu, de forma segura e saudável.

Primeiro que tudo há que conhecer as causas do aumento de peso: stress, distúrbios alimentares, escape emocional, falta de exercício, causas genéticas ou simplesmente apetite acima do desejável e escolhas/combinações alimentares menos correctas. Importa também conhecer o seu corpo, adaptar as sugestões ao seu estilo de vida para que de facto possam ser implementadas e alcançados os objectivos. Aqui o papel de nutricionista como “coach” nutricional fará a diferença e todos as mudanças devem ser acompanhadas para que além do peso perdido se possa ter ganhos em saúde e longevidade.

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De todas as orientações e regras na perda de peso costumo começar com uma que à partida é muito simples mas, por norma, difícil de implementar. Esta regra é a de treinar a comer e mastigar devagar! Saborear cada garfada e tirar o prazer necessário de cada alimento deveria ser como que um ritual a ser educado. Sugiro até que em festas e eventos mais difíceis se possa aplicar a sugestão de “provar de tudo e não comer de nada". Lembro que a digestão dos alimentos começa na sua emulsão salivar e mastigação, que preparam os alimentos ingeridos para uma correcta e mais facilitada digestão.

Outra sugestão é a de ir bebendo líquidos ao longo do dia e não apenas às refeições. Isto porque este bom hábito ajuda a equilibrar paladares e saciedade evitando picos de apetite e grande ingestão alimentar à refeição. Uma dica gira é a de ir variando o pH dos líquidos que bebemos seja com a utilização de um chá drenante como o “cavalinha” ou “centelha asiática”, seja colocando limão ou gengibre para aromatizar a água. Esta pequena alteração tornará o alivio da retenção de líquidos mais fácil e eficaz. Importa ainda assim lembrar que a melhor escolha dependerá de cada pessoa e deverá ser sempre personalizada, seja em termos de quantidades seja em termos de tipo de chá, evitando por exemplo quebras de tensão, tonturas ou até interação com medicação que se possa estar a tomar. Ou seja este ajuste deverá ser personalizado ao seu caso específico para o máximo resultado.

Termino com um truque que muitas modelos usam que é o de ingerir a fruta mais fria pois algumas delas (exemplo: maçã) são muito ricas numa fibra digestiva solúvel, chamada pectina, que é sensível à temperatura. Se ingerir uma maçã à temperatura normal o apetite aparecerá em norma cerca de 1 hora após. Mas se a maçã estiver fria, em norma, só aparecerá passadas 1 a 2 horas.

Mas lembro também que um bom plano deve ser o conjunto de muitas pequenas regras que no seu conjunto farão, aí sim, a diferença. Conte com a ajuda do seu nutricionista, divirta-se com estes e muitos outros pequenos truques e passe um verão mais magra, mas principalmente mais divertido e saudável. Saiba mais em nutricionista.com

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

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