Nem sempre é uma tarefa fácil, e mais agora em que a realidade do teletrabalho, telescola, quase se tornou na nova televida: este desafio de conjugar alimentos para toda a família e permitir que se encontrem compatibilidades é difícil de obter, especialmente quando há filhos e uns necessitam de mais diversidade e densidade calórica, enquanto outros apenas ajustes alimentares, onde se privilegia o equilíbrio da alimentação.

É esta a nova realidade em que passamos a estar mais tempo em casa, e onde as tentações muitas vezes estão literalmente a uns pequenos passos. Resistir a elas nem sempre é fácil e, muitas vezes, cedemos à tentação. Nenhum mal acontece se for pontual, mas a questão é que com a nova realidade da pandemia, com mais tempo em casa e muitas vezes com menos exercício, acabamos por encontrar nos alimentos algum foco de alegria e, muitas vezes, também de escape emocional, criando-se novas rotinas muitas vezes mais perigosas em termos de riscos de excessos.

#PesoeMedida: chá, a bebida mais saudável
#PesoeMedida: chá, a bebida mais saudável
Ver artigo

Agora que estamos na primavera e o bom tempo começa finalmente a dar alguma esperança às saídas de casa, para caminhadas, e mais tempo passado ao ar livre, vão ajudar a reencontrar forças para combater o sedentarismo e também para voltarmos a cuidar mais de nós próprios. É este equilíbrio que tento diariamente promover e que recomendo, para que se possam também iniciar novas rotinas, encontrando novas formas de ser mais saudável.

O primeiro passo para nos alimentarmos corretamente em casa é escolhermos alimentos corretos para termos na nossa despensa. Identifique aqueles alimentos perigosos, “esquecidos” e armazenados em casa. Aqueles que só temos para as visitas de familiares e amigos e que, na grande maioria das vezes, acabam por ser consumidos por nós próprios, em alturas de maior tentação.

Ou seja, comece por limpar a despensa e, eventualmente, comece quase do zero, para que possa criar a nova base de uma vida saudável. Escolha e dê preferência nas compras a alimentos frescos, não processados e nutricionalmente ricos. Utilize a arca de congelação para stock e redescubra a área das especiarias e ervas aromáticas nas grandes superfícies comerciais.

Para aconselhamento e receitas, visite-nos online, ou adquira livros de receitas mais saudáveis, para ganhar inspiração e, se necessário, procure a ajuda de um bom nutricionista para que a possa orientar nesta nova fase.

#PesoeMedida: os benefícios da fruta da época
#PesoeMedida: os benefícios da fruta da época
Ver artigo

Sabemos que quando existe um compromisso para a mudança, ela ocorre de forma mais firme, determinada e com melhores resultados a curto, médio e longo prazo. Não se iluda com as dietas da moda, que restringem em demasia ou obrigam a rituais muito complicados. A regra é descomplicar, escolher alimentos simples, conjugados de forma sábia e que funcionem no seu dia-a-dia.

Como sugestão, deixo uma dica: ao lado dos tais alimentos “perigosos”, deixe sempre alimentos também práticos e saudáveis. Redescubra as frutas da época e deixe-se levar pela imaginação quanto às combinações para aromatizar as águas. Sim, porque uma alimentação para ser saudável necessita de líquidos em quantidade equilibrada.

Faça desta a sua nova rotina e comece por preparar logo de manhã, se puder, ou de véspera, se necessário, o seu stock de alimentos para as pequenas merendas do dia. Líquidos, fruta, alguns frutos secos e eventualmente iogurtes, ou outras opções adequadas ao seu caso. O desafio é que estas pequenas rotinas simplifiquem o seu dia e evitem tentações quando não estamos preparados. Comece hoje mesmo e escolha ser saudável. Até breve.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.