Para emagrecer, há que ajustar sempre os hábitos que nos levaram a ter mais peso do que o desejado e adequado à nossa estrutura. Este ajuste pode ser feito de forma rápida mas, mais que isso, deve ser feito de forma consistente para que novos hábitos possam ir sendo criados, substituindo hábitos antigos e que nos possam levar ao peso desejado.
O recurso à medicação para emagrecer e moderar apetites é sempre uma tentação, mas a experiência diz-nos que na grande maioria dos casos o peso perdido volta depois, com mais vigor, e eleva rapidamente a pesos ainda maiores que os iniciais e a consequências nefastas a nível fisico e psicológico. Existem também os bypasses gástricos, cirurgias estéticas e outras formas mais agressivas de conseguir aquilo que com outras tentativas não foi possível alcançar. O rápido ou perfeito é sempre inimigo do consistente ou equilibrado. Não ajustando hábitos alimentares, a recuperação de peso está sempre à porta.
Existem também as tecnologias estéticas, que ajudam na modelação do corpo: massagens ou tratamentos estéticos não-invasivos, que permitem um acompanhamento mais consciente e equilibrado na duração do emagrecimento, ajudando a recuperar formas, volumes e tonicidades. Desde que corretamente recomendados, vejo estes como muito interessantes no complemento daqueles que vejo como as bases de um emagrecimento saudável e duradouro: a alimentação e as caminhadas.
A forma que vejo como mais indicada para promover o emagrecimento e o equilíbrio da saúde é, sem dúvida, o ajuste alimentar e o exercício. Só assim se podem criar hábitos conscientes e duradouros, que permitam não só emagrecer mas alcançar um novo nível, mais elevado, de saúde. De facto, preservar e optimizar a saúde deve ser sempre o desígnio máximo de qualquer perda de peso. Há que rever hábitos e costumes, ajustar e combinar alimentos, promover a hidratação e o correcto equilíbrio alimentar, ajustando-os para que se consiga emagrecer.
Neste processo, há também que motivar, apoiar e revelar estratégias e truques que, de facto, ajudem cada pessoa a tornar-se na sua melhor versão. Na consulta de Nutrição, avaliamos sempre o metabolismo individual de cada pessoa, tornando possível personalizar todo o plano alimentar às reais necessidades, mantendo níveis máximos de energia e vitalidade em todo o percurso. As caminhadas ou exercícios ligeiros devem também fazer parte dos novos costumes. Queremos emagrecer, perder volumes e gordura, não ficar flácidos.
É quase como uma sinfonia em que se tem que afinar notas musicais e instrumentos, para que a melodia seja aquela que realmente queremos e gostamos de ouvir. Coordenar tudo isto caberá ao “maestro” deste processo, que deve sempre ser o seu nutricionista, que conhece os seus detalhes pessoais e sabe realmente a melhor forma de os valorizar e acrescentar para que, quase sem dar conta, chegue a um estado de saúde máxima, com o peso que pretende e ajustado a si. Comece hoje o seu caminho para emagrecer, não apenas para o verão, mas para que o processo a(o) ajude a tornar na sua melhor versão física, mental e emocional.
Comentários