Com o aproximar do verão, todas as tentativas para recuperar a melhor forma física, afinar alimentação e reforçar tratamentos médico-estéticos, ganham uma nova importância. E sim, é mesmo possível eliminar gordura localizada de forma duradoura e sem cirurgia!

Tudo começou há uns anos com os tratamentos vulgarmente chamados de lipo sem-cirurgia, que se baseavam em ultra-sons focados, de alta potência, capazes de destruir os adipócitos – células de gordura – em determinadas zonas do nosso corpo. Esta destruição acontecia por um processo de rompimento das células, mas que apresentava na altura alguns riscos em termos de elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos circulantes.

#PesoeMedida: os princípios da alimentação saudável
#PesoeMedida: os princípios da alimentação saudável
Ver artigo

Com o passar dos tempos e com os avanços da Medicina, hoje a técnica considerada gold standard para eliminar as células de gordura de forma não-cirúrgica chama-se coolsculpting. É um tratamento desenvolvido por especialistas da Harvard Medical School, que se baseia no arrefecimento controlado das células de gordura, provocando a sua apoptose e eliminação. Este processo de destruição celular ocorre em milhões de células de forma diária no nosso organismo, sem os riscos das anteriores tecnologias, sendo por isso aprovado pela FDA americana em termos de segurança e eficácia.

Ao longo dos anos, e como especialista em técnicas de perda de peso e redução de volume, considero que é a tecnologia que mais se assemelha em termos de resultados à tradicional cirurgia – mas sem os inconvenientes dos cortes, da anestesia, dos tempos de recuperação e dos problemas/riscos associados às cirurgias. De facto, por não ter estas complicações, tudo se passa de forma muito organizada, prática e com resultados deveras impactantes. Verifique aqui alguns casos.

#PesoeMedida: tratamentos para o seu corpo – quais os melhores?
#PesoeMedida: tratamentos para o seu corpo – quais os melhores?
Ver artigo

Mas será este processo o ideal para todas as situações? Considero que a base de qualquer mudança deve também passar por equilibrar e criar hábitos alimentares e estilos de vida compatíveis com a optimização da saúde. Só assim se criam dinâmicas que nos motivam a ser cada vez melhores e a sustentar de forma duradoura as mudanças criadas. Considero que a visualização rápida dos resultados é muitas vezes fonte de motivação para esta criação de hábitos alimentares saudáveis, pelo que associo muita vezes esta tecnologia para iniciar os processos de mudança e inspiração.

Uma boa alimentação, associada à eliminação de gorduras em excesso, permite também aumentar em muito a nossa auto-estima e força interior, tornando assim possível sustentar os processos criados e renovar hábitos de vida, sendo por isso um importante ponto de partida para a mudança. E no seu caso, está preparada para mudar?

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.