Sabemos que muitos obstáculos dificultam que se alcance de forma clara esse ideal (saúde, equilíbrio alimentar e mental), seja devido a questões profissionais, stress, motivação, seja através de dinâmicas familiares, convívios e tantas outras.

Tudo se inicia na decisão de ser melhor, querer melhorar, querer ser mais saudável e começar de uma vez por todas a cuidar de forma duradoura da sua saúde, tornando-a(o) mais saudável. Este pensamento momentâneo muitas vezes não passa disso mesmo: um pensamento, uma inspiração. Mas para que se torne efectivo, há que torná-lo um propósito diário, onde a cada dia vá acrescentando valor à sua saúde.

#PesoeMedida: a importância das rotinas na alimentação
#PesoeMedida: a importância das rotinas na alimentação
Ver artigo

Um dos principais erros é que as pessoas querem tanto quando decidem e, passado algum tempo, geralmente pouco tempo, outras situações se sobrepõem e deixamos este foco e passamos a outras rotinas ou propósitos: deixamos a disciplina alimentar, as rotinas de exercício, a energia de querer evoluir. Pois bem, quero que comece o novo ano criando o compromisso com alguém, para além de si própria(o), para que em momentos de dúvida, em conjunto, consiga manter o plano definido. Sim, é o segredo dos atletas profissionais: criam compromissos com pessoas muito boas em certas áreas, melhores do que eles, muitas vezes, e conseguem assim trazer para o dia a dia o melhor de cada um de nós, ajustando, evoluindo, acompanhando todo o processo!

Comece o ano marcando uma consulta de nutrição e crie o compromisso de acompanhar a evolução ao longo do tempo. Crie também hábitos de sono, de exercício, de equilíbrio emocional, para que este arranque seja apoiado em outras pequenas grandes mudanças. Mas não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Sustente os resultados que vai construindo, não sendo fundamentalista, mas também não se deixando desleixar por qualquer razão. Crie prémios mentais que possam acompanhar esta viagem. Por exemplo, um dia mais livre para convívio de amigos, um dia para testar um novo desporto, desafiar-se a experimentar a cada mês um novo alimento. Seja criativa(o), pois esta dinâmica torna o percurso motivador.

Antes de começar, tome nota:

  1. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo e implementar as mudanças todas de uma vez.
  2. Crie um compromisso com alguém que o motive à mudança.
  3. Comece pela tarefa que seja mais fácil.
  4. Dê prémios a si, regularmente, ao longo da mudança.
  5. Evolua no seu mindset com a mudança.
  6. Seja a sua melhor inspiração.
  7. Partilhe as pequenas conquistas diárias.
#PesoeMedida: é possível emagrecer de forma rápida e saudável?
#PesoeMedida: é possível emagrecer de forma rápida e saudável?
Ver artigo

Estas são algumas ideias para que a mudança para a sua versão mais saudável seja consistente e duradoura. Reúna-se das pessoas certas, dos melhores especialistas, faça análises sanguíneas e, dia a dia, comece a implementar pequenos ajustes de forma consistente. Se houver deslizes ocasionais, não desespere nem desmotive. Ao invés, recupere energias para que retome o foco com uma vontade redobrada de compensar o desvio e voltar ao caminho certo, que a(o) fará terminar o próximo ano de 2023 mais saudável. Faça do próximo ano o seu ano… mas comece já depois do Natal.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que ele realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.