Uma pele cuidada é sem dúvida um sinal de boa saúde. Para além dos cuidados de higiene diários, existem cuidados alimentares que parecem reforçar a integridade e vivacidade das diferentes camadas da nossa pele.

Três camadas fazem parte da estrutura deste órgão que é o maior do nosso corpo, a pele: a epiderme, a derme e a hipoderme. Todas são fundamentais para uma pele que apresente em esplendor todas as suas funções e para tal temos, para além dos cuidados de higiene e aplicação diária de bons cremes, que cuidar da nossa alimentação.

Mas será possível ter uma pele mais jovial através da alimentação? Sem dúvida! A alimentação está diretamente relacionada com a qualidade da nossa saúde e também com a saúde e aparência da nossa pele.

#PesoeMedida: saber comer faz a diferença
#PesoeMedida: saber comer faz a diferença
Ver artigo

A primeira sugestão será hidratar bem o seu corpo para que através da pele este possa estar bem hidratado. Devemos pensar sempre numa jovialidade de dentro para fora! Seja na atitude que temos perante a vida, mas também pela forma como tratamos o nosso corpo. Assim, sugiro beber 1,5 l de água ou de infusões, e que esta hidratação seja feita ao longo do dia.

É também necessário assegurar uma boa ingestão de alimentos ricos em vitamina C, visto que esta está envolvida em combater os radicais livres a que a pele está constantemente exposta. Escolha as laranjas, o kiwi e os morangos, mas também a salsa como condimento essencial da sua alimentação.

Outro ponto fundamental será sem dúvida a ingestão de ácidos gordos essenciais, omega 3 e omega 6, pois cabe a eles, entre outras inúmeras funções, a estabilidade das membranas celulares que permitem às células estarem em óptimas condições de vivacidade.

Não esquecer também as proteínas de origem vegetal ou animal, que permitem aos músculos manterem o seu suporte e, desta forma, prevenir a flacidez que condiciona tantas vezes o equilíbrio da pele.

#PesoeMedida: as dietas de verão que estão na moda
#PesoeMedida: as dietas de verão que estão na moda
Ver artigo

Ou seja, ter uma pele mais hidratada, mais firme e sem imperfeições, é também uma questão de saúde. Sendo o maior órgão do nosso corpo, a pela necessita de um cuidado especial e redobrado, pois para além de camada de proteção é também o espelho da nossa saúde. E queremos ser mais saudáveis ;) Mais do que ingerir certos alimentos específicos, devemos ter um equilíbrio de saúde que será refletido na saúde da nossa pele. Horas de sono adequadas, hidratação permanente e uma alimentação rica em nutrientes essenciais.

Só assim se conseguirá uma pele verdadeiramente jovial, que transmita todas as boas energias que cada pessoa pode e deve emanar ;) Aproveite o verão com uma pele mais jovial.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.