Segundo a OMS, a saúde é um completo estado de bem-estar fisico, mental e emocional, e não apenas a ausência de doença. A grande maioria das pessoas, não estando doentes, pensam que estão de saúde máxima e que nada precisarão de fazer para se manterem com saúde, ou assim pensam elas…
De facto, a saúde é o nosso bem mais precioso e sem ela podemos ter todos os bens materiais, amigos e todas as outras áreas que nos fazem felizes, mas sem a mais elementar saúde tudo o resto se torna efémero. Há então que cuidar da nossa saúde, não para não ficarmos doentes, mas para que possamos aproveitar as nossas capacidades físicas, mentais e emocionais ao máximo e desenvolvermos este estado de graça que nos permitirá viver sempre em pleno, com alegria, aventuras, desafios, oportunidades, amor e partilha, com todos aqueles que mais gostamos, sentindo-nos sempre bem!
A vida faz sentido ser vivida com as nossas máximas capacidades, com saúde! Mas por onde começar? Fazendo exercício? Ajustando alimentação? Criando novas amizades e relações com as pessoas que gostamos ou aprendemos a gostar? Mindfulness? Fazendo análises sanguíneas? Fazendo exames de rotina? De facto, há tantas áreas da nossa saúde que por vezes ficamos assoberbados e deixamos andar... até que alguma dor ou sintoma nos apareça e só aí damos a verdadeira importância à expressão original deste texto: a saúde vem sempre em primeiro! Geralmente, quando não a temos, é que a valorizamos com a devida importância.
Há que fazer mais por nós. E a sugestão que dou para começar este verdadeiro desafio é que comece por pequenas rotinas saudáveis. Comece a fazer mais caminhadas, torne-as integradas no seu dia-a-dia, deixando o carro mais longe, por exemplo.
Comece também a fazer mais pela sua alimentação e pelos liquidos que bebe. Comece o dia a ingerir um simples copo de água, procure comer mais devagar, dando realmente valor aos alimentos que escolhe para este novo propósito: acrescentar todos os dias saúde àquela que já tem. Procure estar em paz consigo e com os seus, faça meditação ou tente simplesmente ver o melhor em cada pessoa. Parece utópico e realmente poderá ser, mas sentirá que pequenos mas confiantes sorrisos de satisfação vão começar a aparecer à medida que torna estes pequenos passos nas suas novas rotinas.
Procure um nutricionista em quem confie para a(o) ajudar nesta busca de alinhar os melhores alimentos e ir constituindo estes hábitos que a(o) irão levar ao destino que procura. Desfrute desse caminho. Construa a saúde que realmente quer ter. Claro que existirão desafios, obstáculos e pequenas armadilhas que o farão duvidar, mas aproveite cada recaída para se levantar e ir mais longe no dia a seguir.
Há um ditado chinês que diz: se queres ir rápido, vai sozinho; mas se quiseres ir longe, vai acompanhado. Escolha a companhia para esta jornada de saúde, reúna-se com os melhores profissionais, sejam eles nutricionistas, médicos, psicólogos, guias espirituais, personal trainers ou outros que ache que valorizarão a sua jornada. Comece a construir o seu caminho na busca da saúde máxima. Conto consigo, com a sua saúde sempre em primeiro!
Comentários