1. Passar a usar discos desmaquilhantes reutilizáveis

Em 2022, mude os seus hábitos de consumo para atitudes mais sustentáveis. É hora de desistir dos toalhetes de desmaquilhagem ou dos discos de algodão. Opte por discos desmaquilhantes, ou eco pads, para a limpeza da pele e uma remoção eficaz da maquilhagem. Existem várias opções no mercado com uma característica comum – não contêm substâncias e corantes nocivos para a pele – podendo ser utilizados em todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis. Como podem ser utilizados por várias vezes, ainda a ajudam a poupar na carteira.

#ÀFlorDaPele: dialectos de ternura
#ÀFlorDaPele: dialectos de ternura
Ver artigo

2. Desmaquilhar e limpar a pele sempre, mesmo que não se maquilhe

Aprenda a tratar da sua pele – e de si, sempre! – com amor, e isso passa por limpar profundamente a pele todos os dias, mesmo que não se maquilhe. Limpar a pele antes de se deitar, ajuda a mesma a respirar, já que durante o dia está exposta a poluição, bactérias, pó e a diversos tipos de sujidade que, quando não devidamente limpa, obstruem os poros e promovem o aparecimento de borbulhas e pontos negros.

3. Dormir mais

Já todos sabemos que uma boa noite de sono só traz vantagens, a nível físico e emocional. A falta de sono pode afetar a sua saúde e refletir-se de inúmeras formas no seu corpo, incluindo pele e cabelo. Em 2022, opte por deitar-se à mesma hora de forma regular, tentando cumprir as 8 horas de sono diárias. Se acha que não consegue, existem inúmeras apps que a podem ajudar a cumprir este objetivo, alertando-a diariamente de que são horas de dormir e informando-a da qualidade do seu sono. Experimente!

#PesoeMedida: alimentos para um ano em grande saúde
#PesoeMedida: alimentos para um ano em grande saúde
Ver artigo

4. Comer de forma consciente

Os 2 últimos anos foram difíceis para todos. Com 2 confinamentos pelo meio e uma pandemia mundial, muitos de nós comeram de forma desequilibrada e em excesso. Em 2022, opte por comer de forma mais consciente e limpa. Privilegie os frescos, a fruta e a comida orgânica. Reduza o consumo de carne vermelha e priorize a sua saúde e o seu corpo. Verá como os seus níveis de energia aumentam e se sentirá com mais vitalidade.

5. Invista em massagens

Para drenar, para modelar, para tonificar, ou simplesmente, para relaxar! Todos os motivos são bons e válidos quando se trata de massagens. Para 2022, opte por fazer massagens de forma mais regular, sejam elas faciais ou corporais. Ajudam a reduzir o stress, aliviam a dor, provocam uma incrível sensação de bem-estar e rejuvenescem!

Uma maquilhadora explica: como lavar pincéis e esponjas de beleza
Uma maquilhadora explica: como lavar pincéis e esponjas de beleza
Ver artigo

6. Ter os seus pincéis de maquilhagem devidamente limpos

2022 é o ano para, finalmente, parar de procrastinar com os seus pincéis de maquilhagem e esponjas. Tome como resolução para este ano, limpá-los uma vez por semana! A lavagem frequente dos pincéis ajuda a evitar germes e bactérias (tanto no rosto, como na própria maquilhagem), mantém os pincéis macios durante mais tempo (o que faz com que durem mais tempo também), e garante uma melhor aplicação dos produtos. Se não sabe como fazê-lo, leia este artigo da Miranda, que explica tudo!

7. Pare de acumular produtos

Todas somos culpadas neste ponto. Ou temos demasiados batons, ou cremes corporais, ou maquilhagem, ou pranchas e ferros para o cabelo. Para 2022, a palavra de ordem é “destralhar”! Porque a dura verdade, é que a maior parte das vezes não utilizamos a maioria dos produtos que temos – optamos sempre pelos mesmos favoritos – e acabamos por falhar em verificar a data de validade da restante maioria, o que não só é anti-higiénico, como ainda ocupam demasiado espaço nos armários. Portanto, 2022 é a hora de selecionar e parar de acumular!

8. Protetor, protetor, protetor

Dentro e fora de casa. Sempre. Todos os dias. 365 dias. Não usou nestes últimos 2 dias? Já está a falhar. Hoje já é dia 3 de janeiro. Lembre-se: mínimo de SPF30 e PA++++.

9. Dê à sua pele o descanso que ela merece

Por mais que adore maquilhagem e não passe sem colocar máscara de pestanas só para ir passear o seu cão à rua, lembre-se de que os melhores produtos de limpeza, máscaras e séruns do mundo, não podem salvar a sua pele se não permitir que a mesma se desintoxique de vez em quando. Em 2022 dê à sua pele, de forma cada vez mais periódica e regular, a desintoxicação necessária para que ela respire e se regenere.

10. Leia os rótulos dos ingredientes

Nem todos os produtos caros são os melhores ou os mais adequados à sua pele. Aprenda a identificar quais os ingredientes que desequilibram a sua pele, ou a quais a mesma reage de forma mais agressiva. Estar atento a que ingredientes - o produto que coloca no rosto ou no corpo possui - é uma forma consciente de consumo e de autocuidado, uma atitude a adotar em 2022.

11. Hidratar, hidratar, hidratar

A pele é o maior órgão do corpo, está exposta a agressões diversas – sol, vento, chuva, poluição – além de fatores como uma alimentação pobre e desequilibrada, ou poucas horas de sono, interferirem com a sua saúde. Para 2022, tenha como prioridade a hidratação da sua pele, sem esquecer de cuidar das mãos, pés e cotovelos. Já para não falar da esfoliação corporal uma vez por semana e a loção corporal todos os dias. Leia novamente, todos os dias.

12. Priorize-se

Para 2022 torne-se no seu principal motivo e foco de atenção. Não se trata de egoísmo, trata-se de amor próprio, de autocuidado e de bem-estar. Invista em si, por e para si! A partir daqui, verá que tudo se alinha e lembre-se, se você estiver bem, tudo ao seu redor fica melhor.

Mafalda Santos  fez das palavras profissão, tendo passado pelo jornalismo, assessoria de imprensa, marketing e media relations. Acredita em quebrar tabus e na educação para a diferença, temas que aborda duas vezes por mês, na Miranda, em #ÀFlorDaPele.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.