Talvez por se ter revelado na hora de dormir é que o superei logo, embora se tenha vindo a repetir recorrentemente. Mas o Tempo, esse mestre, encarregou-se de me escrever o auto de notícia: “Em vez de pés, Sr. Bruno, tem dois embrulhos em papel Kraft.”
A minha sorte é que só tenho despertado para este novo peso da minha vida na hora de dormir, que é quando os pés tocam nos lençóis e sinto-os ásperos. Quase poderia acender fósforos neles. E tão depressa desperto como adormeço, tal é o sono que se apodera de mim sempre que me deito.
Sabem quando surge um novo problema na vossa vida e preferem não enfrentá-lo, pois pode ser que se vá embora? A torneira que começou a pingar, dívidas à segurança social, o vizinho que faz barulho, os pés que estão mais secos que toda a região do Alentejo em altura de seca.... e quem diz os pés, tem de assumir as mãos e todo o corpo.
Enquanto uma parte do cérebro ignora a realidade escarrapachada dos 35 anos que não são mais os 20, a outra faz por pôr em prática tudo o que pode reverter este acontecimento e ainda analisa tudo o que está em curso. Esta é a minha rotina para uma pele hidratada, AKA nova filosofia de vida (pois há que levar isto mesmo muito a sério).
Um abacate por dia não sabe o bem que faria
Lembro-me muito bem de quando provei pela primeira vez uma receita de mousse de abacate, cacau, e mel. Comi-a toda, e no dia seguinte a minha pele estava francamente mais macia. Desde aí, e por saber, de todos os demais benefícios deste fruto, tento tê-lo no meu prato todos os dias. Ou nesta mousse, ou no guacamole na tapioca, ou então numa salada. Como-o sem qualquer culpa e quer-me parecer que aqueles que têm medo do o comer são os mesmos que substituem a manteiga por margarina com sabor a manteiga, por ser alegadamente mais saudável. Falem com a Mariana Pessanha ou a com a Teresa Alves Barata e vão perceber que o vosso corpo-templo agradece mil vezes mais um alimento puro vindo da Natureza do que um produto fabricado industrialmente para se parecer com o primeiro.
A Beleza começa no interior
Não me refiro a viagens espirituais nem a livros de desenvolvimento pessoal, mas a comprimidos que nutrem a pele. O stress, que já faz parte do nosso dia-a-dia de todos, além de nos distanciar de nós mesmos também dificulta a absorção de nutrientes. A falta de Biotina deixa a pele ressequida e uma dieta rica contribui para uma pele hidratada. Tomo a Biotina C Plus, da Nutrilite, porque, segundo sei, a marca esforça-se por manter os nutrientes o mais puros possível.
Todos os dias tomo um suplemento alimentar rico nesta vitamina (B7), vitamina C (antioxidante) e colagénio
18 Verdes anos
Mas pelo facto de ir buscar as minhas vitaminas aos suplementos alimentares, não significa que não os procure nos alimentos que fazem parte da minha dieta. Sou vegetariano há 18 anos, mas só mais recentemente comecei a ingerir mais vegetais. “Isso é possível?”, perguntam vocês. É possível, respondo eu (explicarei melhor o que é ser vegetariano na próxima crónica).
Passo a passo: Na primeira fase, eliminei todo o tipo de carnes, como tal os níveis de toxicidade no corpo diminuíram. Agora, tem sido importante reforçar com mais legumes, e de preferência crus. Tive uma fase em que bebia sumos verdes numa base diária, e ao fim dos primeiros dias, quando tocava na pele da testa, sentia uma diferença melhorada. Hoje em dia, tento beber um destes sumos todos os dias. Vamos deixar passar mais uns tempos para ver o que se sucede.
Água, fonte de juventude
Nunca esqueço o antes e o depois do rosto de uma mulher que passou a beber 3 litros de água diariamente. Rejuvenesceu 10 anos. Acreditam que não gosto de beber água? Nem às refeições. Bebo, sim, se tiver uma rodela de limão para lhe dar sabor e em situações excepcionais, quando saio à noite, porque danço muito e preciso de me refrescar. Sopa e sumos verdes podem ser considerados água? Acabo de ganhar um ponto negativo ao meu teste de anti-ageing.
Quente-Frio
Não, não é uma sobremesa de bolo acabado de sair do forno com uma bola de gelado, mas uma daquelas práticas ancestrais saudáveis que tenho protelado até agora: são os chuveiros quente-frio alternados, em que a água fria logo após um duche quente revigora a circulação sanguínea e regenera todo o corpo. Passei a fazer isto mal acordo, em vez de o fazer depois do pequeno-almoço, não vá o choque térmico dar em indigestão. Acordar-banho-yoga-pequeno-almoço.
Dermatitis Seborreicus
Há males que vêm por bem e, no meu caso, desde adolescente que padeço de uma patologia que se chama dermatite seborreica. É uma irritação que afecta o couro cabeludo e a pele ao lado do nariz, criando uma vermelhidão e descamação que só se trata com um champô e creme específicos. Este creme tem ácido glicólico na composição e vi-me obrigado a usá-lo continuamente. E não é que esse ingrediente estimula a síntese de colagénio na pele?
Fazendo bem a análise, talvez nem esteja muito mal para os meus 35 anos. Uma forma de estar em paz comigo mesmo é olhar para todos aqueles actores charmosos com mais de 60 anos que têm rugas e mesmo assim não perderam o sex appeal e o sentido de estilo, como Pierce Brosnan. E depois também há o Jared Leto, que me tira a paz. Este actor é um fenómeno que merece ocupar toda uma peça jornalística de investigação. Tem 40 anos e parece ter 25. Além de ser vegetariano, pergunto-me, o que é que ele fará para estar assim? Descobriu o abacate mais cedo do que eu e bebe a água que eu não bebo?
Bruno Reis, colaborador da Miranda, é o fundador e director criativo da Teeorema, marca de luxo de t-shirts.
Comentários