O açúcar refinado e processado pode alterar o processo “químico” do nosso cérebro tornando-nos viciados nesta substância, já sem falar do resto. O consumo deste, provoca ansiedade, inchaço e lentidão. A verdade é que, sem darmos por nada, estamos todos os dias a consumir mais açúcar do que pensamos, mesmo sem bebermos refrigerantes e comermos uma sobremesa depois do almoço.

O consumo do açúcar afeta primeiramente o nosso sangue. Quando comemos hidratos de carbono na forma de pão, bolachas, refrigerantes, doces ou qualquer outro alimento que o contenha, estamos a consumir açúcar que entra diretamente na nossa corrente sanguínea, causando um pico desta substância no sangue.

Quando isto acontece, o nosso corpo experiência uma subida de energia e o pâncreas liberta insulina de forma a equilibrar o açúcar no sangue. O corpo automaticamente elimina este açúcar do sangue, acontecendo uma baixa grande de energia. Submeter constantemente o corpo a este processo / ciclo pode levar ao aparecimento de doenças como a diabetes.

O consumo excessivo de açúcar leva também ao aparecimento de bactérias más no nosso intestino, como candidíases e outras infeções fúngicas que podem causar problemas digestivos, irritações cutâneas; já sem falar na inflamação geral do organismo que está totalmente ligado ao aparecimento de eczemas, problemas de coração e depressão.

#PesoeMedida: adoro doces e agora?
#PesoeMedida: adoro doces e agora?
Ver artigo

Como dar um chega para lá no açúcar? Antes de mais, saber ler os rótulos é fundamental, já sem falar que todos os produtos processados são a maior fonte de açúcar do mundo, portanto toca a cortar com: sumos de pacote, refeições congeladas, frutos desidratados, iogurtes com sabor, molhos, pão, massas, entre outros. Depois experimenta fazer 5 dias sem açúcar através da prática de uma alimentação totalmente à base de produtos frescos, orgânicos e claro, não refinados nem processados. Come muitas folhas verdes e vegetais: couve kale, alface, espinafres, brócolos, agriões, etc. Eles irão ajudar a alcalinizar o organismo e são ricos em vitaminas K, C A e fibra. Bebe muita água, desta forma estás a ajudar os órgãos a eliminar mais rapidamente as toxinas e a chegar a um maior equilíbrio das suas funções vitais. Faz exercício físico. Para além de ficares com mais energia irá normalizar os níveis de insulina. Quando tiveres de consumir açúcar que seja o mais natural possível (não refinado) e não te esqueças, tudo é uma questão de equilíbrio, não trates este assunto como se estivesses a falar do inimigo (ou do demónio).

Ana Krausz é uma apaixonada por pessoas eprojectos, pelo novo. Às experiências em Turismo, aviação e assessoria de Imprensa, une compromisso com a forma física, o bem-estar, o desporto e a beleza. O universo orgânico, holístico, a sustentabilidade e o slow living conquistaram a sua atenção, fazendo nascer uma nova forma de ver e desfrutar a vida. Para seguir aqui, e no blogue que assina, Krausz.pt

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda