A que se deve o aparecimento da gordura? Deve-se, por exemplo, à ingestão excessiva de gorduras saturadas; ao descontrolo hormonal; ao sedentarismo; ou ainda a vários fatores externos, como a má postura, o excesso de peso e a falta de exercício.

A gordura torna-se perigosa quando se acumula em excesso, com os tecidos adiposos a crescerem e a não são serem reutilizados. É muito importante perceber qual o seu tipo de gordura: se a gordura visceral ou a gordura subcutânea.

#BodyShaper: moldar o corpo sem recorrer a máquinas? Sim, é possível!
#BodyShaper: moldar o corpo sem recorrer a máquinas? Sim, é possível!
Ver artigo

A gordura subcutânea aloja-se abaixo da camada mais externa da pele, acima dos músculos abdominais, e tem uma aparência mole. Este tipo de gordura é mais frequente nas mulheres, pois são elas que produzem mais estrogénio (a hormona produzida pelos ovários). Esta hormona favorece a acumulação de gordura nas zonas que caracterizam o corpo da mulher: seios, ancas, coxas e nádegas.

Na gordura subcutânea, as células adiposas são pequenas e reproduzem-se com maior rapidez. É um tipo de gordura menos prejudicial à saúde, e mais difícil de ser eliminada.

Já a gordura visceral aloja-se sob o abdómen, nas camadas mais profundas (gordura abdominal) e em volta dos órgãos (fígado, coração, pâncreas, rins...). Esta é uma gordura dura, e mais frequente nos homens.

Aqui as células adiposas são maiores e multiplicam-se pouco. São células mais ativas e, por isso, afetam o bom funcionamento do metabolismo. A gordura visceral pode ser um perigo para a saúde e está associada a muitas doenças.

Ambas estas gorduras são inestéticas e representam um perigo para a saúde, mas ambas têm cura.

E por que razão aparece o excesso de peso?

O ganho de peso é um processo gradual, por isso é importante que entenda que a gordura não decide, certo dia, por obra e graça do Espírito Santo, bater à porta do seu corpo, pedir-lhe alojamento e aí viver em isolamento o resto da vida. Não! A gordura, quando chega, traz aos poucos e silenciosamente mais gordura, o que dá origem ao dito excesso. A gordura adora festa e companhia e, se lhe der permissão, depressa começa a organizar raves no seu corpo, convidando mais gordurinhas amigas que jamais arredarão pé, a menos que, cansada delas, as ponha na rua.

#BodyShaper: sabe se faz retenção de líquidos?
#BodyShaper: sabe se faz retenção de líquidos?
Ver artigo

Quanto mais abrir a porta do seu organismo à gordura, mais difícil será impedir que outras "amiguinhas" apareçam, que se juntem à festa e formem o chamado "grupo de peso do excesso de gordura". Logo, a culpa de acumularmos excesso de gordura advém dos maus hábitos que começamos, lenta e diariamente, a praticar.

No Espaço Izabel de Paula cuidamos desta patologia e proporcionamos à nossa cliente uma nova memória corporal: o corpo adquire todo um novo hábito, reforçado também por mudanças no estilo de vida. Para esta patologia, para além das massagens que deverão realizar em gabinete, aconselho a utilização do meu gel drenante e redutor, o Barriga Fit, e a toma do suplemento alimentar S Fit, o meu Queima-Gordura Express.

Aproveito ainda para partilhar convosco uma das mezinhas que aconselho no meu livro 'Os Pecados do Corpo', na secção onde escrevo sobre o pecado da Gordura e como a devem combater:

  • numa taça, misture bem uma clara de ovo, 1⁄2 colher de sopa de azeite e 1⁄2 colher de sopa de óleo rosa mosqueta;
  • espalhe o produto na barriga e nas ancas, fazendo uma massagem com deslizamentos circulares suaves e na vertical;
  • envolva com película aderente e deixe atuar durante 30 minutos;
  • retire com água fria;
  • no final, aplique o seu creme específico para combater a gordura.
Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda