E é mesmo isso que vou partilhar com vocês hoje, a minha receita básica, que não falha nunca e que me fez passar a gostar de papas de aveia…
Sim, porque a verdade é que eu não era a maior fã desta opção, achava que não tinha sabor e não gostava da textura grudenta e da falta de crocante, no geral era aborrecido. Mas é aqui que vos vou dar as minhas dicas, talvez vos ajude a mudar de opinião, tal como a mim (ou se já adoram, aexperimentar uma outra versão).

#MariaAoNatural - papas de aveia, o pequeno-almoço perfeito do inverno
As deliciosas papas de aveia da Maria de Melo Falcão.
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Comecemos então pelo sabor, tenho neste momento já algumas variantes (abóbora, maçã, manga ou chocolate…) mas esta é a que mais recorro e que mais combina com qualquer topping. A banana na minha vida tem de vir discretamente, por isso asseguro-vos que o seu sabor não vai ser muito intenso, vai apenas conferir cremosidade (sem recorrer a leites/bebidas vegetais) e doçura. Para intensificar o sabor, e dar um toque caramelizado, junto uma tâmara (sem caroço, claro), e canela (é opcional, mas para mim faz toda a diferença). Estes são os ingredientes que vão precisar para umas papas muito saborosas, sem a adição de açúcares.

Feelgood com Miranda

No que toca à textura, eu diria que é muito pessoal, mas eu não consigooo comer umas papas quase a quererem ser um pudim, ou antes pelo o contrário a parecer uma sopinha… O meu ponto ideal, é um creme suave, com alguma humidade mas com consistência. Para isso cozinho em lume médio cerca de 5 minutos, os flocos e a água, e quando desligo o lume, elas estão ainda um pouco líquidas. O tempo de colocar os acompanhamentos, é o suficiente para elas arrefecerem e ficarem com a consistência perfeita!

Há mesmo muitas vantagens em optar pela aveia, dado que é rica em fibra, sendo bastante saciante (ao juntar a gordura boa da manteiga de frutos secos sacia ainda mais), e ajuda a regular o nosso sistema digestivo. Tem também um óptimo impacto na saúde do nosso coração, na prevenção de doenças, e ajuda a uma pele e cabelo mais brilhantes! Só pontos positivos (ainda bem que me estou a lembrar disto, já vai ser flocos de aveia a semana toda)!

Vamos então aos ingredientes, para o pequeno-almoço:

  • ½ chávena de flocos de aveia
  • 1 chávena de água
  • 1 banana
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 tâmara

Método:

  1. Num processador de alimentos/liquidificador junto a água, a banana e a tâmara. Trituro tudo, até ficar um creme aguado.
  2. Adiciono o preparado aos flocos e coloco numa panela. Cozo aproximadamente por 5 minutos, mas vou mexendo para controlar a textura.
    3. Sirvo com mais fruta, por norma framboesas e mirtilos, mas maçã ou pêra aos bocados também resulta muito bem. Acrescento manteiga de amêndoa (pode ser de amendoim, cajú, avelã…) e eventualmente algumas sementes (cânhamo, chia, girassol) e sultanas.Simples assim, um dos meus pequenos-almoços predilectos, principalmente no Inverno, pois é tão reconfortante e perfeito antes dos meus treinos (super nutritivo)!Até à próxima receita (ou treino), e não se esqueçam de partilhar connosco as vossas recriações com o #mariaaonatural, porque todas juntas inspiramo-nos a um presente mais saudável!
Aprendeu desde pequena a ter cuidados com o corpo, através da alimentação e do exercício físico - reflexos de toda uma vida como bailarina. No último ano, Maria de Melo Falcão partilha estas paixões nas redes sociais e, com grande receptividade, vem desenvolvendo receitas e treinos. Para vivermos com mais energia, indo de encontro ao que o corpo nos pede.

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