Sem exageros e com apenas alguns cuidados podemos ter o melhor dos dois mundos! Ou pelo menos ter algumas folgas! Na vida, tal como na alimentação, de nada vale ser fundamentalista o truque será “provar de tudo e não comer de nada”.

Deixo assim algumas dicas para que as suas férias sejam super férias: Comece por fazer uma boa preparação conforme o destino que escolher. Conhecer hábitos e costumes, descobrir alimentos típicos e antecipar desafios será a regra. Se estiver alojado em hotéis com serviço de pequeno-almoço comece sempre por visitar a mesa das frutas e porque não experimentar frutos que já à algum tempo que não prova? Se gostar de pão sugiro escolher o mais escuro, faça fatias finas e coloque ligeiramente a torrar. Se houver alternativas opte por pão de alfarroba, malte ou centeio. Também o iogurte, leite, chá ou café fazem geralmente parte desta refeição. Prove sabores diferentes e faça escolhas que não são habituais para si. Lembre-se que a diversidade é uma das regras base de uma boa e saudável alimentação. Mas não exagere nas quantidades, lembre-se que amanhã ainda é dia ;)

 Para refeições intermédias e no meio da manhã as frutas da época serão sempre uma boa opção. Visite um mercado local, prove novos frutos, sabores e texturas. É nesta fase do dia que as calorias mais facilmente podem ser esquecidas (yes ;)) ainda assim tente evitar as bolachas ou farináceos. Mas beba líquidos. Hidrate o corpo com boas quantidades de água ou infusões frescas e com crianças leve sempre fruta e água em excesso. Por vezes a hora do almoço tarda em aparecer…

 Os almoços com amigos ou em família guardam algumas das boas memórias de férias. Prefira o peixe, marisco e boas saladas. Pratos ligeiros e bem temperados com ervas aromáticas são uma excelente escolha. Mas se sandes tiverem de ser opção evite os molhos e muitas misturas. Cuidado com as sobremesas e gelados. Partilhar será sempre o ideal.

 Muitas vezes o fim da tarde convida a fruta fresca como melancia, ameixas e laranja. Se puder leve numa geleira ou mala térmica. Fará toda a diferença na altura de provar e a baixa temperatura ajudará muitas vezes a controlar o apetite.

#BoaForma: 3 treinos rápidos para fazer em casa ou nas férias
#BoaForma: 3 treinos rápidos para fazer em casa ou nas férias
Ver artigo

 Quanto aos jantares demorados de verão a regra é ir comendo devagar, prevenido excessos e vigiar quantidades. Álcool só num evento especial e procure que não seja diário. Mas há comemorações que merecem ser vividas. Se for o caso peça alguns truques como a alcachofra ou o gengibre ao seu nutricionista. E se o jantar for “puxado” aproveite a magníficas noites de verão para uma boa caminhada.

 Estas são algumas das sugestões para que os seus dias de descanso ajudem a começar uma nova fase mais saudável. Lembre-se que as férias são um momento também de reflexões e porque não aproveitar a época para cuidar verdadeiramente de si, começando por novos e saudáveis hábitos alimentares? Palavra de nutricionista.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas. 

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda