Sabemos que os momentos de festa se intensificam geralmente em volta de uma mesa, um convívio, um jantar (o Natal e o Ano Novo foram disso exemplo), e que nessas alturas estão presentes todas as tentações que também fazem parte do equilíbrio da nossa alimentação.

Mas agora, em 2022, estamos com energias renovadas e uma grande vontade de concretizarmos muitos desejos e voltarmos a rotinas que nos tragam o equilíbrio e saúde cada vez mais valorizados! Há por isso que voltar a recuperar a nossa forma, o nosso peso, as nossas medidas e, porque não, chegar a novos níveis de excelência!

Emagrecer no pós-festas é assim o tema de que vos venho falar hoje. Parece fácil! A verdade é que, ajustando alguns comportamentos, vai ser possível perder peso e otimizar a nossa saúde de forma consistente e também saborosa, redescobrindo paladares, criando rotinas, desfrutando do prazer que é voltar a cuidar de nós próprios.

#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
Ver artigo

Há que começar com um propósito, descobrir a verdadeira razão de querermos emagrecer, visualizar o que ganhamos com esse objectivo e perceber, sempre com a ajuda do seu nutricionista, que encontrar o seu peso ideal é também uma descoberta interior que nos abre uma vida repleta de mais saúde, bem-estar e auto-estima, sempre que é feito de forma saudável e equilibrada.

Muitas pessoas na consulta perguntam-me se é muito difícil e se obriga a muitos sacrifícios para conseguir chegar lá. A verdade é que dos milhares de casos que temos ajudado ao longo dos anos, todos me relatam que descobriram uma nova forma de se alimentarem e cuidarem do seu corpo, e que se sentem de tal forma melhores que jamais querem voltar atrás nesta caminhada. Sejam casos que perderam “apenas” 4 ou 5 kg, sejam aqueles que perderam 20, 30, 40 e até mais quilos.

A verdade é que esta sensação de bem-estar, de reencontrar o seu equilíbrio, é de tal forma gratificante que muitas das vezes nos muda a forma de pensar e de relacionar com os alimentos, passando a ter por eles um respeito que advém do conhecimento de como os podemos usar em nosso proveito, fazendo uso de todos os preciosos nutrientes que, conjugados, permitem emagrecer e, mais que isso, elevar a nossa saúde a novos patamares.

Emagrecer é cada vez mais isto! Enquanto há uns anos era visto como apenas um objectivo, hoje sabemos que queremos ajustar o nosso peso, mas sem colocar em causa a nossa saúde. Devemos, aliás, ao longo do processo ir construindo hábitos que solidifiquem a nossa saúde e acrescentem vida aos nossos quilos! Queremos ficar magros, sim, mas mais que isso queremos ficar mais saudáveis. Este é um equilíbrio delicado, sempre sujeito a tentações e oscilações, mas que, corretamente implementado, é um percurso verdadeiramente enriquecedor.

#PesoeMedida: alimentos para um ano em grande saúde
#PesoeMedida: alimentos para um ano em grande saúde
Ver artigo

Para começar este percurso de emagrecimento, há que preparar o nosso corpo para alguns ajustes alimentares, sejam estes de quantidades, tipo de alimentos ou formas de os preparar. Devemos também criar rotinas, muitas vezes novas, para que os nossos novos hábitos possam ser consistentes. Ajustar os líquidos que bebemos, seja o tipo de líquidos, seja a quantidade, faz também toda a diferença, na medida em que o sistema urinário é uma das principais vias de eliminação de toxinas pelo nosso organismo.

Mas, fundamentalmente, este processo de perda de peso deve ser personalizado ao seu estilo e fase de vida, horários e estado de saúde original. Sem dúvida que só assim conseguiremos que funcione e se torne um processo duradouro.

Inicie esta caminhada conhecendo a sua altura, o seu peso, e aplicando a fórmula conhecida por relação do IMC (Índice de Massa Corporal), que pode consultar em nutricionista.com. Irá assim saber se o seu peso está ajustado ou se necessita de uma intervenção de fundo. Não esquecer que ajustar o peso nunca é apenas uma questão de estética, pois está bem documentado que, a médio prazo, um peso desequilibrado está diretamente relacionado com problemas de saúde.

Ressalvo especial atenção no caso da transição hormonal nas mulheres, que obriga a cuidados extra para que a perda de peso consiga ser mais direcionada na zona abdominal, para recuperar perímetros e formas preventivas de questões cardiovasculares.

Consulte sempre o seu nutricionista para conseguir os seus objetivos! Ponha hoje mesmo em prática este propósito e marque uma consulta.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que realmente gosta é de mudar as suas vidas.