As frutas fazem sem dúvida parte de um grande grupo de alimentos cujo consumo deve ser incentivado, contribuindo de forma inequívoca para o fornecimento de vitaminas, minerais e fibras e, com elas, uma maior e reforçada saúde.

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Com o bom tempo, dias mais longos e temperaturas mais amenas, o consumo de fruta é sem dúvida valorizado por todos e é cada vez mais uma rotina diária. E ainda bem! É este grupo o que nos fornece em maior abundância vitaminas, minerais e tantos outros nutrientes que enriquecem não só a nossa alimentação, mas essencialmente permitem-nos viver a nossa vida com uma saúde reforçada.

Sabemos também que devemos incluir o consumo diário de duas a três peças por dia, para que estes nutrientes sejam fornecidos em quantidades recomendadas, completando todos os outros grupos de alimentos onde os legumes e verduras não deverão também ser esquecidos.

Ao longo do ano, a abundância de frutas vai-se repartindo, mas hoje venho falar-vos das frutas de primavera – e há tantas! Os mirtilos, os morangos, as nêsperas e os alperces, as cerejas, o limão, são as mais características, muito embora atualmente exista disponibilidade destas frutas todo o ano.

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Ideais para juntar a iogurtes, fazer refeições intermédias ou simplesmente para desfrutar nos dias mais compridos, comece por criar novas formas de as consumir. Lembre-se que a variedade deve ser instituida e, mais que tudo, dê oportunidade a experimentar novos palalares. Vou falar de algumas características nutricionais das frutas de primavera, para que conheçam um pouco mais dos seus benefiícios.

Mirtilos: Super práticas, estas bagas “milagrosas” são uma mais-valia para quem não tem tempo a perder. Utilize uma mão-cheia e comece a provar uma a uma. Ou, se preferir, experimente juntá-las a um iogurte e faça um excelente lanche. Para além de práticas, estas bagas têm enormes características anti-oxidantes, reforçando o nosso sistema imunitário, para além de serem muito úteis no controlo dos níveis de açúcar no sangue, sendo por isso muito recomendadas para diabéticos. Contribuem também na ajuda do equilíbrio da tensão arterial e na proteção contra doenças cardiovasculares e tantas outras.

Morangos: Quando comemos morangos e eles estão no ponto certo de maturação, este é sem dúvida um fruto de excelência para a saúde e paladar. O seu elevado teor em vitamina C é da maior relevância, ajudando a reforçar o sistema imunitário e a produção de colagénio pela pele, tornando-a por isso mais firme. Em casos raros, o morango poderá causar algumas intolerâncias ou alergias, mas numa utilização moderada e normal, deve ser recomendado e incluído na sua variedade alimentar primaveril.

Cerejas: Diz-se que a conversa animada com um amigo é como elas: depois de começar, o difícil será parar. De facto, nas cerejas há sempre o risco de moderar as quantidades, pelo que uma boa sugestão será sempre levar a dose certa, evitando tentações sucessivas. Mas para além de um fruto super prático e saboroso, as cerejas apresentam caracteristicas nutricionais que fazem delas um alimento super saudável. Ricas em antioxidantes, vitamina C e tantos outros nutrientes fundamentais, as cerejas parecem contribuir e muito no controlo da glicémia, doenças cardiovasculares, artrite e gota, função cerebral e tantas outras que serão sem dúvida potenciadas com um equilibrio alimentar adequado.

Limão: Excelente para temperar, regar saladas ou fazer óptimos refrescos, o limão é sem dúvida um excelente fruto de primavera. Auxilia na perda de peso, protege o sistema digestivo, activa a função biliar, contribui na prevenção de pedra do rim, ajuda a controlar a tensão arterial e tantas outras funções para as quais parece contribuir. Claro que estas características são potenciadas quando organizadas num correcto plano alimentar, mas comece hoje mesmo a olhar para este fruto com outros olhos e sinta na sua pele os verdadeiros benefícios.

Importa lembrar que, no nosso dia-a-dia alimentar, a variedade é um tema premente. E porque não aproveitar as leis da natureza e promover o consumo de alimentos e frutos da época e ir variando ao longo do ano? A sua saúde agradece, o seu paladar vai apreciar e, mais que tudo, torna mais rica e nutritiva a sua alimentação. Comece hoje mesmo!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

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