Existem inúmeras formas de pôr em prática um plano alimentar: umas mais simples ou com mais restrições, outras muito elaboradas ou com muitas variantes. Mas todas elas costumam ter em comum a ingestão de refeições ligeiras a meio da manhã ou a meio da tarde. É nestas que vamos hoje focar as minhas sugestões.

Lembro que são isso mesmo: sugestões e não recomendações, pois estas só as faço quando crio e elaboro um plano alimentar individualizado, assegurando desta forma que ao longo do dia nunca haverá quebra de nutrientes essenciais.

#PesoeMedida: os princípios da alimentação saudável
#PesoeMedida: os princípios da alimentação saudável
Ver artigo

Os sintomas referidos acima podem normalmente surgir, embora de acordo com o plano que estejamos a seguir eles possam ser mais ou menos evidentes. Assim, importa repor níveis de energia e saciedade, mas de forma a que não comprometa o apetite nas refeições principais.

Assim sendo, deixo algumas indicações práticas que podem discutir com o vosso nutricionista para melhor encontrar o vosso equilíbrio alimentar.

  • Iogurte sem lactose + 4-6 amêndoas torradas + frutos vermelhos
  • Ovo cozido + 2-3 nozes
  • Banana + gelatina + castanha do Pará
  • Tosta + abacate + sementes de chia
  • Skyr + flocos de aveia + linhaça

Nas consultas de nutrição, costumo explicar em detalhe as combinações de alimentos e a importância na saúde de cada pessoa. Estas são algumas sugestões onde, nalgumas delas, se combinam proteínas e ácidos gordos essenciais; noutras, vitaminas, minerais e outros nutrientes. Todas seguem um propósito. Todas complementam e enriquecem a nossa saúde e vão muito além de incluir apenas algumas bolachas para dar energia rápida e “apenas” satisfazer o apetite.

A verdadeira alimentação deve ter isto. Deve ter um propósito de fazer bem e contribuir para enriquecer a saúde da pessoa que deve ser vista como um todo. Muito mais que indicar marcas, devemos indicar os princípios que fazem mudanças no nosso corpo e que criam hábitos saudáveis.

#PesoeMedida: emagrecer - como conseguir?
#PesoeMedida: emagrecer - como conseguir?
Ver artigo

Ao conhecer e enriquecer a nossa alimentação, estamos verdadeiramente a cuidar do nosso corpo. A encontrar e descobrir novos paladares e texturas. A criar saúde! Saiba tudo em nutricionista.com e comece também a cuidar de si tornando as refeições intermédias um ponto de apoio para algo muito mais completo que é o equilíbrio da sua vida.

Parece que são duas áreas distintas: a nossa alimentação e a nossa vida. Mas estão de tal forma interligadas, que os princípios que aplicamos na escolha dos alimentos nos ajudam também a criar bases para escolhas corretas de estilos e formas de vida. Mais completas, mais harmoniosas e, mais que tudo, que nos façam BEM! Aproveite o bom da vida. Comece a cuidar de si!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.