Dias de verão são também dias de praia, de refeições leves e mais saudáveis, onde o exercício regular marca presença. É também no verão que o nosso corpo está mais exposto e se evidenciam todas as formas e contornos. Mas mais do que agradar aos outros, o primeiro passo é estar bem connosco próprios, física e mentalmente. Só assim podemos desfrutar realmente da expressão "mente sã em corpo são"! Mas como conseguir? Alimentação? Exercício? Ou…

Como nutricionista, é-me fácil constatar que é nos meses que antecedem a praia que a procura por tratamentos para emagrecer, tonificar e eliminar a gordura localizada, aumentam. Mas quais os melhores? Os mais eficazes? Desde logo, importa educar para hábitos de vida mais saudáveis e de acordo com os princípios de uma alimentação equilibrada, para que todas as mudanças que ocorram possam ser mantidas e, mais que tudo, permitam o máximo equilíbrio de saúde. Este é o segredo para a manutenção dos resultados. Mas as pessoas querem soluções rápidas!

#PesoeMedida: jejum intermitente - faz sentido?
#PesoeMedida: jejum intermitente - faz sentido?
Ver artigo

Adoro ver como a cada ano surgem novas tecnologias, protocolos e formas de combinar tratamentos para resultados cada vez melhores e mais rápidos. Mas há regras que devemos respeitar. A segurança é sempre a prioridade, depois a eficácia e logo de seguida a durabilidade dos resultados alcançados. É este o guião que orienta sempre a nossa actuação e permite resultados consistentes na nossa prática clínica. 

Mas afinal quais os melhores tratamentos para gordura localizada?

Para responder a esta questão, importa esclarecer que na minha prática clínica diária disponho de todos os protocolos disponíveis para corrigir a gordura localizada e escolho consoante cada caso especifico, e de acordo com as necessidades exclusivas a cada pessoa. Isto é, o melhor tratamento para certa pessoa não é necessariamente o que irá resultar noutra. Cada caso é único, e dentro dos tratamentos para gordura localizada existem protocolos cirúrgicos e não-cirúrgicos. Só uso os não-cirúrgicos, onde homens e mulheres conseguem resultados realmente eficazes na eliminação da gordura localizada!

Isto consegue-se muitas vezes com a combinação de tratamentos em protocolos exclusivos, sendo que os mais eficazes são também aqueles que apresentam uma maior durabilidade — por isso, destaco o Coolsculpting e UltraShape Power. Ambos são capazes de eliminar as células de gordura das zonas mais resistentes às dietas e ao exercício. Em apenas uma ou duas sessões, consoante o volume a reduzir, conseguem-se resultados sem igual, sendo por isso também chamadas de lipoaspiração não-cirúrgica.

#PesoeMedida: celulite. Como avaliar? Como corrigir?
#PesoeMedida: celulite. Como avaliar? Como corrigir?
Ver artigo

Existem também protocolos mais tradicionais, mas igualmente eficazes, como a endermologia ou as drenagens modeladoras, usados individualmente ou em conjugação com radiofrequência, ondas acústicas ou infravermelhos. Uns actuam pela baixa temperatura, outros por ultra-sons, outros pela activação da circulação e sistema linfático. Mas é a sua combinação em protocolos individualizados que faz a diferença na eficácia. Esta combinação deve sempre ser ajustada a cada pessoa, pois as zonas de acumulação e as suas causas nem sempre são idênticas. Só assim os resultados aparecem!

Claro que a alimentação balanceada deve ser a base de qualquer mudança de hábitos, tal como a prática regular de exercício Mas muitas vezes esta dinâmica necessita de uma ajuda extra para assegurar e motivar a obtenção de melhores resultados. É uma dinâmica interessante, pois muitas pessoas começam a ter hábitos de vida saudáveis quando vêem e sentem um empurrão dos resultados alcançados com as tecnologias.

Para quem procura corrigir algumas formas do seu corpo, a sugestão é simples: comece por um bom diagnóstico, onde causas e efeitos são avaliados, e só depois se recomendam os melhores programas para se alcançar os resultados. 

Acredito que os melhores resultados são, assim, conseguidos com a correcta combinação de tratamentos, onde a alimentação e o exercício servem de base para novos hábitos de um estilo de vida saudável. Conheça casos reais e saiba tudo em nutricionista.com.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda