Sou um homem dedicado, e apaixonado, pela Nutrição, área em que me formei. Fundei duas clínicas, uma no Porto e outra em Lisboa, porque quero ajudar as pessoas a mudarem, a sentirem-se bem com elas próprias. É para isso que trabalho todos os dias, e pesquiso, criando tendências na área do emagrecimento, ou fazendo palestras, um pouco no mundo inteiro, que são referência em casos de perda de peso e de emagrecimento associado às mais avançadas tecnologias não-cirúrgicas.
Move-me tudo isto: ajudar as pessoas a emagrecer, das anónimas às mais conhecidas mas, sobretudo ajudá-las a mudar as suas vidas.
Sabemos que a ingestão excessiva de sal é considerada um factor de risco de saúde pública em Portugal, associada à hipertensão, que afecta cerca de 40% dos portugueses e que, quando não controlada, pode levar a consequências fatais como AVC ou enfarte do miocárdio e outras doenças do aparelho circul
Uma boa alimentação durante a gravidez não implica apenas suplementar com vitaminas e minerais, para cobrir possiveis carências nutricionais, embora saibamos que, de início, o ácido fólico é mesmo fundamental, e que a partir do 1º trimestre de gravidez, o reforço de ferro e muitas vezes de magnésio
Com a chegada da nova estação, mudou o clima, vai mudar a hora, e também surgem novos alimentos específicos desta altura do ano. Será que a alimentação deve corresponder às estações do ano?
Embora esta prática possa ter efeitos benéficos e muito positivos em certos casos clínicos, importa salientar e deixar um alerta do risco de, se não vigiado e correctamente aplicado, o jejum intermitente poder ter graves consequências no equilíbrio da saúde individual de cada pessoa.
Cuidar de nós é sem dúvida um investimento do qual saímos sempre a ganhar. Mas como o fazer? Qual a melhor forma de encontrar este delicado mas precioso equilíbrio?
Dormir bem e alimentar-se correctamente sempre foram pilares fundamentais da nossa saúde. Se juntarmos a prática de exercício ligeiro então digamos que está completa a trilogia para uma vida saudável e rica. Hoje vamos falar da ligação entre alimentação e sono e a forma de potenciar bons hábitos ent
Hoje vamos focar-nos nos hidratos de carbono, vulgarmente conhecidos por hidratos ou açúcares, e na forma como eles podem induzir respostas diferentes no nosso organismo, condicionando a nossa saúde.
Vou procurar dar exemplos e demonstrar que, de facto, existem! São práticos, rápidos de utilizar e permitem atenuar, em larga medida, outro tipo de tentações mais "perigosas” para a nossa saúde.
Digo muitas vezes que a alimentação é como a química: há combinações que ajudam, outras que prejudicam. Mas afinal como saber quais as combinações corretas? Como as pôr em prática no nosso dia-a-dia?
O calor finalmente chegou! Dias grandes, noites animadas em boas companhias, já cheira a férias! Está na hora de reforçar a ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado e assegurar o seu equilíbrio. Mas surgem sempre algumas questões: quais os líquidos certos para mim? Em que quantidades? E em
A praia e as memórias que temos associadas a ela são sempre momentos de descontração, descanso, alguns mergulhos e muitos passeios à beira mar. O que — e como — comer requer nesses momentos alguns cuidados especiais.
Depois de muitas semanas a focar nos desafios e formas de ajustar a alimentação, hoje venho falar-vos das mais recentes tecnologias não-cirúrgicas para eliminar a gordura localizada que, por vezes, teima em resistir à dieta mais drástica e aos exercícios mais agressivos.
Digo muitas vezes que a absorção dos alimentos começa mesmo antes de os mastigarmos, na medida em que devemos escolher correctamente os alimentos que nos fornecem energia, nutrientes necessários e satisfação “emocional”. E devemos apreciá-los e consumi-los lentamente, para tirarmos todo o partido de
Para comer corretamente, temos de ter à nossa disposição os alimentos certos e combiná-los de forma ajustada, permitindo, em conjunto com dinâmicas de algum exercício, alcançar o máximo da nossa vitalidade e saúde.
A fruta variada deve sem dúvida fazer parte do nosso dia-a-dia alimentar. Saborosa e nutritiva, é sempre um dos alimentos de eleição numa alimentação saudável e nutricionalmente equilibrada.
Hoje venho falar-vos das formas que podemos aplicar no nosso dia-a-dia para que o nosso sistema imunitário seja implacável na luta contra os agentes externos que, tantas vezes, afectam a nossa saúde e qualidade de vida.
Hoje venho falar-vos de um tema muitas vezes esquecido e ao qual devemos dar a máxima importância: reforçar o nosso raciocínio, capacidade de diálogo e, principalmente, a nossa memória, com escolhas alimentares inteligentes.
Tema quente que vos trago hoje! Com as novas tendências alimentares alguns princípios e alimentos que usamos há séculos começam a ser postos em causa sendo muitas vezes substituídos por alternativas ditas mais 'healthy'… Mas será mesmo assim? Valerá a pena ajustarmos os nossos hábitos a estas altern
Poderia resumir os benefícios da sopa como: prática, saciante e saudável. Mas a sopa é de tal forma importante na alimentação dos portugueses que merece que nos debrucemos um pouco mais sobre este típico, reconfortante e nutritivo alimento.
A ligação entre chá e saúde é tão antiga quanto a sua origem milenar na China. Mas só a partir do séc. XVI é que começou a ser usado na Europa e se enraizou nos hábitos da sociedade, destacando-se pelas suas propriedades anti-carcinogéneas, anti-inflamatórias e protetoras dos sistemas cardiovascular
Quando chegamos a meio da manhã e/ou da tarde, surgem os primeiros sinais de apetite: falta de concentração, irritabilidade, movimentações constantes do corpo e, em casos mais avançados, dor de cabeça ou sensação de vazio no estômago.
Hoje falo-vos de um tema verdadeiramente apaixonante para mim! Hábitos, rotinas e práticas do dia-a-dia alimentar, que nos podem de facto trazer enormes mais-valias em termos de bem-estar e saúde.
Mudanças alimentares que impliquem cortes e evitem certos alimentos de forma permanente devem ser sempre muito bem ponderadas e nunca tomadas de ânimo leve! E foi exatamente isso que aconteceu. Nestes dias tive uma cliente que chegou à consulta e afirmou: "Decidi ser vegetariana! E agora?"